19 março 2024

Dia do Mestre de Obras: profissional-chave na construção civil

Imagem: reprodução

Em meio ao panorama de constante desenvolvimento urbano, os mestres de obras desempenham um papel importante na realização de projetos no setor da construção civil. Multifacetados, esses profissionais atuam como o elo crucial entre o planejamento e a execução, supervisionando desde a fundação até os retoques finais.

Para Herika Arcoverde, diretora-executiva do Sindicato da Industria da Construção Civil no Rio Grande do Norte - Sinduscon/RN, o mestre de obras tem papel fundamental na indústria, desempenhando funções cruciais que contribuem para o sucesso, segurança e resultado das obras.

"As atribuições são inúmeras, como coordenar a obra, gerir os profissionais e recursos, garantir o cumprimento dos planos e prazos dos projetos, com qualidade, certificando o cumprimento das especificações técnicas, minimizando desperdícios, priorizando a segurança para evitar acidentes, e muito mais. Garantindo que os trabalhos sejam realizados com eficiência, segurança e qualidade, desde o início até a conclusão da obra", aponta Herika.

Braço direito do engenheiro de obra, são profissionais experientes que possuem capacidades técnicas e de gestão de pessoas mais desenvolvidas. A maioria, iniciam nas funções básicas e vão ganhando experiência prática ao longo da carreira, e se aprimoram com formação técnica.

É o que aconteceu com Manoel Fernandes, 32, mestre de obras na W3 Empreendimentos. Aos 17 anos, começou na área atuando como ajudante, e após 6 meses desempenhando um bom trabalho foi classificado como pedreiro. Após 2 anos trabalhando de maneira autônoma, adquiriu bastante experiência, a partir do acompanhamento de diversas fases da obra, tornou-se encarregado, e hoje atua como mestre de obras. 

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário