20 maio 2025

Alerta: Peixe-leão ataca e jovem morre durante pescaria no litoral do RN

Imagem: Reprodução

Um jovem de 26 anos morreu enquanto pescava no município de Grossos, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, Thiago Rodrigues foi ferido por um peixe-leão — espécie marinha venenosa, comum em águas tropicais.

Mesmo após o ferimento, Thiago permaneceu no mar e acabou se afogando. Ele era morador da comunidade de Manibu, em Icapuí, no Ceará. Seu pai também estava na embarcação no momento da tragédia.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP RN) confirmou que a causa da morte foi afogamento.

Peixe-leão, peixe-peru, peixe-dragão, peixe-escorpião e peixe-pedra são alguns nomes vulgares para uma grande variedade de peixes marinhos venenosos dos gêneros Pterois, Parapterois, Brachypterois, Ebosia ou Dendrochirus, pertencentes à família Scorpaenidae.[1] Um dos seus representantes mais conhecidos é o peixe-leão-vermelho.

Os peixes-leões são predadores vorazes. Quando estão caçando, encurralam as presas com seus espinhos e,[2] num movimento rápido, engolem-nas. Eles são conhecidos pelos seus enormes espinhos dorsais e pela coloração listrada, de cores vermelha, marrom, laranja, amarela, preta ou branca.[3]

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário