05 agosto 2025

Águas do São Francisco são liberadas para o RN e chegam ainda este mês em solo potiguar

Imagem: Reprodução

Um momento histórico para o povo do Rio Grande do Norte está acontecendo nesta terça-feira, 5 de agosto, com a liberação das águas do Rio São Francisco para o nosso estado. O  Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional autorizou o movimento que foi iniciado hoje e deve resultar na chegada das águas do Velho Chico ao território potiguar entre os dias 18 e 22 deste mês.

O início do fluxo aconteceu às 8h, na Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, que recebe a água captada no município de Cabrobó (PE), onde está localizada a Estação de Bombeamento EBI-1. A vazão inicial é de 10  mil litros por segundo (10m³/s) e na próxima etapa, já no Túnel Engenheiro Avidos, ainda no território paraibano, o fluxo aumenta ao máximo possível, de 12,5 m³/s, dos quais 10m³/s serão destinados ao Rio Grande do Norte. 

A primeiras águas que chegam ao RN através do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) representam a concretização de um sonho antigo e estratégico para a segurança hídrica do semiárido potiguar.

O Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), teve papel central na articulação e solicitação da operação do Projeto do Integração do Rio São Francisco (PISF), executado pelo Governo Federal, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da gestão das águas e o uso sustentável dos recursos hídricos.

“A transposição das águas do rio São Francisco é parte importante das ações de quem trabalha para levar dignidade, vida e esperança às pessoas. É água nas torneiras, nas plantações e aos animais”, comemorou a governadora Fátima Bezerra. 

Essas águas que estão prestes a chegar ao RN estão percorrendo um trajeto de mais de 400 quilômetros até chegar ao Rio Grande do Norte, onde elas abastecerão a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado, localizado entre Itajá, São Rafael e Jucurutu, na bacia do rio Piranhas-Açu.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário