![]() |
Imagem: Reprodução |
"A atividade política só faz sentido quando toca a vida real das pessoas. O Cuidar RN é o reflexo das histórias que ouvi, dos abraços apertados, dos pedidos de socorro de tantas mães e pais. O Cuidar RN nasce do compromisso de transformar dor em política pública. É mais que uma proposta de lei, é um pacto de amor, cuidado e responsabilidade com milhares de famílias potiguares.", ressalta a deputada.
Desde os primeiros dias de mandato, Carla Dickson empunhou o autismo como bandeira de luta. Ao longo do ano, até aqui ela já apresentou oito projetos de lei relacionados à causa. E à medida que as matérias eram apresentadas na Câmara Federal, em Brasília, em paralelo a deputada foi criando e executando ações no Rio Grande do Norte também dentro desse contexto.
Diante desses dois braços de atuação, a deputada decidiu criar o “Cuidar RN, Acolhendo com Amor”. A ideia é colocar todas as ações do mandato relacionadas ao autismo embaixo de um mesmo guarda-chuva pra que elas não sejam isoladas, pelo contrário, que elas estejam coordenadas e de alguma forma, interligadas.
O Projeto nasceu com o propósito de revolucionar o acolhimento de pessoas com TEA, bem como a integração deles e suas familiares à sociedade. A meta é que seja alicerçado em vários pilares, dois deles já estão em execução, que são a atuação legislativa da parlamentar em Brasília e um conjunto de ações permanentes já em andamento no Estado. Mas novos trabalhos estão em fase de planejamento e nos próximos dias serão incluídos no rol de atividades do Cuidar RN.
No evento deste sábado, a deputada vai apresentar o detalhamento do Projeto à sociedade e aos representantes das entidades que cuidam de pessoas com autismo e outras deficiências. Além disso, também vai firmar um pacto de parceria entre as associações e o mandato. A parlamentar abre de vez o gabinete para todo e qualquer suporte que precisem.
"Cada criança atípica é um mundo inteiro. E o Cuidar RN é a nossa forma de dizer: vocês não estão esquecidos, nós estamos juntos. Nós não queremos famílias exaustas e invisíveis diante do desafio da deficiência ou do autismo. Queremos famílias amparadas, respeitadas e incluídas.”, destaca Carla Dickson.
PROJETO DE LEIS APRESENTADOS EM 2025
PL 1520/2025 – Cria o Auxílio Mãe Atípica (AMA), que consiste no apoio financeiro e psicossocial para mães atípicas;
PL 1652/2025 – Cria o Programa Incluir, que visa fortalecer a inclusão escolar e ampliar o suporte a crianças e adolescentes com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede de ensino, mediante cooperação federativa;
PL 1701/2025 – Cria a Política Nacional de Inserção de Jovens e Adultos Atípicos no Mercado de Trabalho (PNIAT);
PL 1939/2025 – Concede incentivo fiscal para empresas que contratarem aprendizes atípicos;
PL 2163/2025 – Estabelece diretrizes para a formação continuada de professores da rede pública para atender estudantes com TEA;
PL 2164/2025 – Concede incentivo fiscal para empresas que ofertem dispositivos assistivos com desconto para pessoas com TEA, com vistas à promoção do direito à comunicação alternativa;
PL 2313/2025 – Prevê a responsabilização civil e penal de genitores que abandonem filhos ou cônjuges após diagnóstico de deficiência ou autismo;
PL 3517/2021 – Dá celeridade nas autorizações de tratamento por planos de saúde para pessoas com TEA.
AÇÕES PERMANENTES VOLTADAS ÀS FAMÍLIAS ATÍPICAS
Imersões em Autismo em instituições religiosas e associações;
Instalação de salas multissensoriais e entrega de kits específicos;
“Dia de Princesa” para mães atípicas;
Café com TEA, espaço de escuta e acolhimento;
Sala multissensorial sob rodas – uma van itinerante para eventos;
Implantação de centros de referência em municípios potiguares.
LANÇAMENTO CUIDAR RN
Dia: Sábado (20/09)
Hora: 8h
Local: Hotel Majestic, Ponta Negra, Natal
Público Alvo: Associações que atuam com pessoas com autismo e outras deficiências
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário