Com 32 captações de água em funcionamento, além de reservatórios e o açude público de Pataxó, o município de Ipanguaçu segue realizando um grande esforço para garantir o abastecimento em todas as comunidades, mesmo diante do período crítico de seca que atinge a região.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o açude público de Pataxó, responsável por atender também a comunidade de São Miguel, encontra-se atualmente com apenas 25% da sua capacidade total, o que exige maior atenção e colaboração de toda a população.
O município também mantém um trabalho contínuo de abastecimento com carros-pipas, transportando cerca de 2 milhões de litros de água por mês, com uma média diária de 14 carros atendendo diferentes localidades. “Nosso território é muito extenso, são 374 km² de área, grande parte na zona rural, e mesmo assim temos conseguido atender toda a população com esforço e planejamento”, destacou o secretário.
Ainda segundo a Secretaria, em alguns poços tubulares já foi necessário baixar o nível dos canos, devido à redução significativa da água no lençol freático. Essa situação reforça o alerta sobre o consumo consciente.
“Pedimos a compreensão de todos. É importante revisar os reservatórios domiciliares e armazenar água com cuidado, pois podem ocorrer pausas temporárias no abastecimento por motivos técnicos, como manutenção de bombas ou quedas de energia. Nosso objetivo é sempre restabelecer o serviço em até 24 ou 48 horas”, reforçou o secretário.
Com a seca se intensificando e sem uma garantia certa de um bom inverno para o próximo ano, a gestão municipal pede o apoio de toda a população para evitar desperdício e economizar ao máximo.
Pequenas atitudes podem fazer a diferença: fechar a torneira ao escovar os dentes, reduzir o tempo de banho e reutilizar água sempre que possível.
“Essa é a hora de todos darem as mãos. Se cada um fizer a sua parte, vamos garantir que a água continue chegando a todas as casas de Ipanguaçu”, finalizou o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário