Ficar mais de 7 horas sentado foi o hábito mais citado pelos participantes do estudo – e também pode ser um grande fator de risco. Esse costume gera problemas circulatórios e, posteriormente, pode causar a morte por doenças cardiovasculares. A inatividade provocada pelo excesso de tempo sentado provoca mudanças prejudiciais nos músculos e aumenta o nível de gordura no sangue, o que pode levar a uma série de problemas. O impasse não pode ser resolvido apenas com exercícios: estudo desenvolvido na Universidade de Sydney mostrou que os efeitos nocivos existem mesmo para o indivíduo que costuma praticar atividades físicas regularmente. Além dos exercícios e boa alimentação, para evitar esses problemas é preciso diminuir o período no qual permanecemos sentados.
Além de gastarem horas sentados, os recrutados para a pesquisa ainda disseram que eram sedentários. Segundo aOrganização Mundial da Saúde (OMS), a inatividade física é um dos grandes fatores de risco para doenças crônicas, como as apresentadas pelo estudo liderado por Ding. O sedentarismo pode ser causador de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer. De acordo com pesquisa realizada nos últimos anos, aumentar os níveis de atividade física entre a população mundial em 10% poderia evitar mais de 500.000 mortes ao ano em todo o globo.




Nenhum comentário:
Postar um comentário