07 março 2023

Governo entrega reestruturação do Mercado da Agricultura Familiar em Natal

Imagem: reprodução

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira, 07, as obras de readequação do Mercado da Agricultura Familiar em Natal, localizado no cruzamento das avenidas Jaguarari com Mor Gouveia, no bairro de Lagoa Nova.

Acompanhada do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a governadora Fátima Bezerra disse que "o dia de hoje traz mais esperança e perspectiva de um futuro melhor para o RN, para o Nordeste e para o Brasil. Recentemente sofremos ataques à direitos civis e muitos retrocessos, inclusive na área voltada ao campo e ao desenvolvimento rural. Mas agora  começamos a recuperar a dignidade do nosso povo e este ato de hoje é um exemplo de respeito e de cidadania por que dá melhores condições para os trabalhadores e trabalhadoras do campo a produzir mais e comercializar os frutos do seu trabalho".

A reforma nas instalações do Mercado da Agricultura Familiar em Natal foi feita em parceria do Governo do RN, através da Sedraf (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar e o Sebrae.

O ato de inauguração contou com a presença de secretários de Estado da Agricultura da Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará e Piauí, prefeitos, secretários municipais de agricultura, dirigentes da Unicafes Nacional e estadual, Fátima Torres e Neneide Lima, representantes dos trabalhadores rurais representados pela Fetraf, Fetarn, Contag, Movimento Terra Livre, MST, Marcha Mundial das Mulheres, Marcha das Margaridas, do Incra, BNB, Banco do Brasil.

Fátima Bezerra defendeu a adoção de políticas públicas em comum aos estados do Nordeste. Ela é presidente da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e enfatizou que a agricultura familiar é quem produz o alimento que chega à mesa do povo brasileiro. "Queremos avançar, ampliar conquistas. Aqui no RN temos o Pecafes estadual, que é o programa de compras para merenda escolar, hospitais e vamos ampliar mais. O nosso Pecafes é exemplo para o Brasil e promove inventivo e apoio financeiro ao agricultor. O programa é resultado de políticas integradas para a soberania e segurança alimentar e para o enfrentamento à desigualdade social, onde também se insere a agricultura familiar".

A Governadora acrescentou que "é preciso acessar também outros mercados para desenvolver nosso estado, a região Nordeste e o país".

O secretário da Sedraf, Alexandre Lima destacou que a renovação do Mercado é importante não só para o RN, mas também para a Agricultura Familiar do Nordeste. "Esta é uma agenda da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, presidida pela governadora Fátima Bezerra. Significa inclusão produtiva e produção sustentável como resultado de políticas públicas para o setor. Antes do Consórcio Nordeste as ações não eram integradas. Hoje temos um programa comum para produzir e comercializar alimentos saudáveis. O mercado da Agricultura familiar é resultado dos esforços do Governo do Estado em parceria com o Sebrae e da luta dos agricultores familiares. Continuamos com a missão de apoiar os produtores e ampliar mercados junto ao setor público e ao setor privado".

O Ministro Paulo Teixeira disse que recebeu do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva "a missão de colocar comida de qualidade farta, forte e barata na mesa do brasileiro". O ministro anunciou um novo plano safra mais abrangente e confirmou a destinação de R$ 500 milhões para compras à agricultura familiar a preços de mercado, R$ 5,5 bilhões para o PNAE e 30% das compras públicas federais à agricultura familiar.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário