21 novembro 2022

Educação do RN realiza quinta edição da avaliação do SIMAIS

 55 mil estudantes da rede de ensino deverão ser avaliados

Imagem: reprodução

Amanhã (22), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) dará início a 5ª edição das avaliações do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS). O objetivo é aferir as aprendizagens e competências consolidadas pelos estudantes ao final de cada etapa do ensino, incluindo também o ciclo de alfabetização. Esses dados favorecem a formulação de políticas públicas destinadas à melhoria da educação do estado, orientando o planejamento articulado em 2023.

O SIMAIS será realizado na terça e quarta-feira (23) em todas as escolas da rede estadual que ofertam o ensino regular, com aplicação de provas aos estudantes de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Apenas as turmas do 2° ano do ensino fundamental terão dois dias de provas (22 e 23 de novembro), sendo um dia para língua portuguesa e outro para matemática. As turmas de 5° e 9º anos do ensino fundamental e a 3ª série ensino médio terão a aplicação das provas em um único dia, 23 de novembro, com um único caderno de provas contendo questões de matemática e língua portuguesa.

As turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), multisseriadas ou exclusivas de Educação Especial, por sua natureza diferenciada, não participam da avaliação.

Cerca de 542 escolas estaduais devem realizar o SIMAIS, o que representa 1.043 turmas, mobilizando 2.282 professores e mais de 55 mil estudantes. Na SEEC, o sistema é coordenado pela Subcoordenadoria de Avaliação Escolar (SUAVE) e a aplicação é realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), que também fará o processamento dos dados.

Durante o lançamento da atual edição, realizada em live na última semana, o secretário de Educação do RN, Getúlio Marques, apontou a importância da avaliação. “Um momento essencial para a retomada plena do processo de avaliação da nossa rede, que foi suspensa no período da pandemia. Essa avaliação é articulada com o planejamento estratégico que estamos construindo para a mudança do ano letivo, de 2022 para 2023. Queremos que nossos estudantes superem as dificuldades que possam ter no processo de aprendizagem e, para isso, é necessário conhecer as especificidades da rede estadual de ensino”, destacou o professor Getúlio Marques.

A avaliação é formada por questões de língua portuguesa e matemática e um questionário, que ajudarão a conhecer melhor questões socioculturais, trajetória escolar, aprendizagem, clima escolar e hábitos de estudo, entre outros aspectos que fazem parte da comunidade escolar.

“Uma característica importante nessa avaliação é que ela permite que seja realizado um acompanhamento e monitoramento das escolas da rede estadual, graças às análises que possamos fazer partindo dos dados produzidos pela avaliação. Isso garante uma melhor compreensão da realidade escolar e da articulação das etapas de ensino e áreas no planejamento escolar, sem preocupação com ranking ou comparações entre escolas”, destaca a professora Márcia Gurgel, secretária adjunta de Educação do RN.

Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

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