A pesquisa foi realizada por pesquisadores contratados pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN), em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). Além disso, 10 bolsistas foram selecionados para participar da pesquisa de campo por meio do Edital 004/2023 – FUNCITERN, contemplando pessoas indígenas, quilombolas, ciganas e de religião de matriz afro-ameríndia, no período de 04 de março a 03 de abril.
Durante a pesquisa, foram ouvidas 22 Comunidades Indígenas e 40 Comunidades Quilombolas, algumas ainda em processo de autodeclaração e reconhecimento. Os Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ameríndia de Terreiro foram acessados de maneira mista, sendo 50% das entrevistas realizadas presencialmente e 50% por meio de formulário online. Além disso, famílias ciganas na cidade de Natal e em algumas cidades do estado foram entrevistadas, juntamente com outros grupos.
Para a secretária da Semjidh, Olga Aguiar, a pesquisa reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial no Rio Grande do Norte. “Esse é um importante passo em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos empenhados em utilizar os resultados dessa pesquisa para orientar nossas políticas e programas, garantindo que todas as comunidades sejam representadas e atendidas de forma justa e equitativa.", declara Olga.
“ Nosso compromisso com a promoção da igualdade racial se fortalece a cada iniciativa que busca dar voz e visibilidade aos Povos e Comunidades Tradicionais. Os dados obtidos serão essenciais para embasar nossas ações futuras e garantir que nossas políticas sejam verdadeiramente inclusivas e representativas.”, reintera Giselma Omilé, coordenadora da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial(Coeppir).
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário