![]() |
| Imagem: Reprodução |
Um dos momentos mais marcantes foi o relato de duas catadoras que atuam há anos de forma invisível na cidade. Durante a capacitação, elas revelaram desconhecer os riscos no manuseio de resíduos eletroeletrônicos, como a quebra de tubos CRT sem uso de EPIs, expondo-se a substâncias perigosas, como o ácido fosfórico.
As trabalhadoras foram homenageadas pela equipe do projeto, em um gesto que reforçou a necessidade de inclusão, capacitação e segurança para quem está na base da cadeia da reciclagem.
Em Mossoró, a etapa anterior impactou cerca de 250 pessoas na semana passada, com oficinas em escola pública e formação de catadores como agentes multiplicadores, consolidando o modelo do projeto: gerar impacto estruturante e ampliar a rede de educação e gestão de resíduos.
♻️ MUTIRÕES DE ELETROELETRÔNICOS
O Circuito Potiguar será concluído com mutirões que contarão com coleta gratuita e destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos pela Natal Reciclagem.
• Mossoró – 7 de abril, das 8h às 12h
• Assú – 14 de abril, das 8h às 12h
Sobre o Edital de Gestão de Resíduos Eletrônicos da EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) está destinando R$ 1 milhão em 10 projetos selecionados pelo edital de gestão de resíduos eletrônicos no Nordeste. As iniciativas, voltadas para a economia circular, educação ambiental e gestão responsável, vão beneficiar, ao todo, aproximadamente 50 cidades nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A ação está relacionada ao programa Siga Antenado, que instalou 5 milhões de novas parabólicas digitais no país entre 2024 e 2025 e promove a responsabilidade socioambiental por meio deste investimento nas iniciativas de descarte adequado de resíduos eletrônicos.
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.


.jpeg)

.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário