26 setembro 2022

Maestro Luiz Fernando Malheiro será o regente do Concerto oficial de setembro da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Com solista (oboé), Joel Gisiger como convidado, o evento tem entrada gratuita – reserva de ingressos pelo Sympla, a partir das 9h desta segunda (26)

Imagem: reprodução 

Neste mês, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN será regida por um dos principais nomes da ópera no Brasil, o maestro Luiz Fernando Malheiro (BRA), diretor do Festival de Ópera de Manaus e da Orquestra Sinfônica de Manaus. O encontro acontece sob a direção artística de Linus Lerner no palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM), na próxima quarta-feira (28), às 19h30. Com entrada gratuita, o público vai poder conferir de perto mediante reserva prévia de ingressos pelo Sympla, a partir desta segunda-feira (26). 

Para o repertório, Abertura “Ópera Fosca”, de Carlos Gomes, estreada em 1873. Considerada a melhor obra do compositor, a ópera possui libreto em italiano, escrito por Antonio Ghislanzoni, com base no romance “La festa della Maria”, de Luigi Capranica. A noite ainda conta com a presença do solista, Joel Gisiger, primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de São Paulo, em Concerto para Oboé, de Richard Strauss; para o encerramento, a OSRN interpreta a Sinfonia Nº 2 de Aleksandr Borodin.

O maestro e diretor artístico da OSRN, Linus Lerner, comenta que sua tese de doutorado é voltada para a Ópera Fosca e, o convite para o maestro Malheiro reger o concerto do mês de setembro, não é à toa. “Malheiro é um dos maiores regentes do Brasil e tem um trabalho bastante considerável com a obra de Carlos Gomes, esse, um dos compositores mais importantes do país, citado pelo compositor Giuseppe Verdi: ‘Esse jovem começa onde eu termino’.” Para a segunda obra, Linus destaca a participação do solista, “Gisiger já tocou em outros momentos com a OSRN e é um grande oboísta. É uma honra ter o Joel Gisiger para interpretar, junto a OSRN, esse lindo Concerto para Oboé, de Strauss.”, enfatiza o diretor artístico.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza a temporada 2022 através do projeto Movimento Sinfônico, mediante iniciativa do Instituto Neoenergia, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Lei Câmara Cascudo; conta com o patrocínio da Unimed Natal. O projeto Movimento Sinfônico é uma produção da MAPA Realizações Culturais e conta com o apoio dos restaurantes: La Cachette e Tábua de Carne; da G7 Comunicação e da Lado A Design.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário