22 agosto 2023

CERAE/RN recebe novas cadeiras de rodas, e convoca pacientes cadastrados

Imagem: reprodução

Após quase cinco anos sem licitação, uma fila de espera que só cresceu. Atualmente, a estimativa é de que mais de 2 mil pessoas em todo o Estado aguardem por uma cadeira de rodas adaptada no Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada - CERAE/RN (antigo CRI/CRA). Para algumas pessoas, o tempo de espera passa de uma década. “Desde que assumi o mandato na Câmara, como vereador cadeirante, recebi inúmeras denúncias de pessoas com deficiência à espera dessas cadeiras. Tinha gente com quase 10 anos de cadastro e nenhuma perspectiva de receber o benefício. Por isso, ver essas caixas chegando hoje ao RN encheu meu coração de alegria e felicidade, por ver que nossa luta está dando certo”, se emociona o vereador licenciado de Natal, Tércio Tinoco. 

Nessa primeira remessa, mais de 500 cadeiras de rodas chegaram ao CERAE e serão entregues a pacientes cadastrados no Centro. A Coordenadora de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção do Centro, Bruna Luana, pede que os pacientes cadastrados na fila de espera por uma cadeira entrem em contato com o CERAE. “O Centro não consegue mais localizar muita gente cadastrada. Então é importante que essas pessoas nos procurem para atualizar o cadastro, saber se a cadeira de rodas continua a mesma. Nossas equipes estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no próprio Centro e pelo telefone 3232-9720”, diz Luana. 

“A entrega das cadeiras será feita por lotes. No total, serão 4 mil beneficiados. Pela primeira vez em muitos anos, vamos zerar a fila de espera que existe hoje no Estado. Sem dúvidas é um avanço e uma grande vitória para as pessoas com deficiência. Gostaria de agradecer ao Governo do Estado e à direção do CERAE por atenderem essa demanda que é tão urgente”, finaliza Tércio Tinoco. 

HISTÓRICO ;O Estado passou quase 5 anos sem realizar licitação para aquisição de cadeiras de rodas. Em 2020, a Sesap iniciou um novo processo de abertura de chamada pública para aquisição das cadeiras, assim como próteses e órteses. Mas o processo foi suspenso no fim do mesmo ano, em cumprimento a um mandado de segurança emitido pelo Tribunal de Justiça do Estado. O mandado atendia a um pedido de impugnação do edital por parte de uma das empresas concorrentes. No ano passado, a Sesap abriu uma licitação apenas para as cadeiras de rodas adaptadas, que finalmente chegaram ao CERAE nesta segunda-feira.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário