22 junho 2025

Membros da APER visitam maior usina de energia solar do mundo

Imagem: Reprodução

A Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), por meio de sua comitiva, participou da Missão Sebrae SNEC 2025, um evento estratégico que levou a delegação a Xangai, na China, de 9 a 14 de junho, para a maior feira global do setor de energias renováveis. A jornada de conhecimento e inovação se estendeu posteriormente a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde a equipe teve a oportunidade de visitar a maior usina solar do mundo.

A comitiva da APER foi composta pelo presidente Williman Oliveira, o vice-presidente Kaio César Medeiros, e o diretor de Relações Institucionais, Cássio Maia. A missão também contou com a presença do superintendente do Sebrae/RN, Zeca Melo, da consultora Lorena Roosevelt, e de Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Em Dubai, a agenda incluiu três visitas técnicas cruciais, focadas em sustentabilidade e inovação. "Visitamos uma grande usina solar, o museu do futuro e uma grande estrutura sustentável de um dos maiores shoppings do mundo que fica em Dubai", revelou Williman Oliveira, presidente da APER.

Detalhando as visitas, Oliveira destacou: “Primeiro, visitamos um dos maiores shoppings do mundo, o Dubai Mall, onde pudemos entender como são aplicadas as práticas de sustentabilidade, como o aproveitamento da água e a eficiência energética. Todo o consumo e geração de energia do shopping é monitorado em tempo real por uma sala de controle altamente tecnológica, gerenciada pela ENOVA, empresa responsável por toda a plataforma energética do local."

Em seguida, a comitiva explorou o Museu do Amanhã. "Fomos ao incrível Museu do Amanhã — uma obra futurista, ambiciosa e simplesmente fantástica. Nada que os árabes sonhem parece estar fora do alcance. Eles realmente acreditam e fazem isso! O museu é uma verdadeira viagem ao futuro, onde a imaginação e a inovação caminharam juntas de forma espetacular", comentou o presidente da APER, impressionado com a visão de futuro de Dubai.

Para encerrar a missão, o ponto alto foi a visita ao Centro de Inovação da DEWA, localizado no maior parque solar do mundo. "E para fechar com chave de ouro, visitamos o Centro de Inovação da DEWA, localizado no maior parque solar do mundo, com impressionantes 3,2 gigawatts de potência instalada", enfatizou Williman Oliveira. Ele ainda ressaltou a importância do empreendimento: "Esse parque já é responsável por 23% da energia consumida em Dubai, e a meta é que, até 2025, toda a cidade seja abastecida por fontes renováveis. Uma experiência única e inspiradora!”

A participação da APER nesta missão reforça o compromisso da associação em buscar as melhores práticas e inovações globais para o desenvolvimento do setor de energias renováveis no Rio Grande do Norte.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel


Nenhum comentário:

Postar um comentário