12 janeiro 2024

Você sofre com cãibras? Fisioterapeuta da UnP explica as causas e orienta como evitá-las

Imagem: reprodução

Sensação de cansaço ou dores agudas em determinada região muscular são os sintomas clássicos das cãibras, que acometem principalmente os membros inferiores, mas surgem em outras regiões do corpo.

Segundo Daniela Gibson, professora do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, é preciso observar os fatores de risco.

Apesar de se tratar de uma contração involuntária que acomete o corpo humano e, normalmente, não representar grande risco à saúde, é importante avaliar a frequência e intensidade com que elas acontecem. No caso de indivíduos sem condicionamento físico, diabéticos, com problemas renais ou neurológicos, é importante redobrar a atenção.

“Muitos episódios em um curto período de tempo devem servir de alerta. A cãibra é causada pela deficiência nutricional de sódio, magnésio, vitaminas do complexo B e cálcio no organismo. Mas o uso indiscriminado de diuréticos e exercício físico em excesso também contribuem para crises”, alerta a especialista.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário