28 setembro 2025

Auto da Liberdade reafirma trajetória de luta e conquistas de Mossoró

Imagem: Reprodução

As luzes da Estação das Artes Eliseu Ventania iluminaram, na noite deste sábado (27), mais uma edição do Auto da Liberdade. Em cena, quatro atos que moldaram a identidade de Mossoró — a Libertação dos Escravos, a resistência ao bando de Lampião, o Primeiro Voto Feminino e o Motim das Mulheres.

A governadora Fátima Bezerra acompanhou o espetáculo como parte da agenda de instalação do Governo do Estado em Mossoró, entre os dias 25 e 28 de setembro. Para ela, a encenação é memória viva da cidade. “Mossoró tem uma história que é patrimônio do povo brasileiro. A cultura nos permite reviver, celebrar e aprender com as lutas que aqui se travaram. Cada ato encenado é memória, mas também é esperança e compromisso com o futuro”.

Nesta edição, a encenação dirigida por Plínio Sá ganhou novos contornos de inclusão, reunindo artistas com deficiência, pessoas do espectro autista, cadeirantes, pessoas com baixa visão e alunos da Escola de Artes. A coreografia foi assinada por Carol Oliveira, com assistência de Luiza Gurgel e Madson Ney.

O Auto da Liberdade, encenado pela primeira vez em 1999, tornou-se um dos maiores símbolos da memória coletiva mossoroense.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário