28 março 2016

LIBERDADE DE IMPRENSA É AMEAÇADA EM ALTO DO RODRIGUES

Correligionários do prefeito Abelardo Filho (DEM) tentam impedir a entrada do comunicador Olegário Neto na porta da FM e fazem ameaças empunhando armas
O comunicador Olegário Neto, 65 anos, que faz o programa a VOZ DA COMUNIDADE na FM Comunitária Ouro Negro aos sábados, das 13 as 15h, foi abordado por correligionários do prefeito por volta das 12:30h desse sábado, dia 26 de março de 2016, quando chegava à FM para fazer o seu programa semanal.
Ele conta que, ao descer de sua moto, foi surpreendido por dois correligionários do prefeito que, armados de faca peixeira, fizeram várias ameaças.
Segundo o comunicador, os apelos da população e denúncias feitas por populares ao vivo, através de ligações telefônicas e mensagens de áudios enviadas através das redes sociais, teriam motivado a abordagem e as referidas ameaças.
Ainda segundo o comunicador, os dois elementos queriam que o comunicador deixasse de falar os assuntos polêmicos no programa – as denúncias e reclamações da população.  Embora o comunicador dissesse que era a população que fazia as reclamações na rádio e não ele – e que ele não estava inventando ou criando notícias – os homens continuaram insistindo que ele parasse de dar notícias negativas sobre a gestão.
Por fim, o comunicador relatou que, durante a discursão, um deles chegou a bradar que “Abelardo é o prefeito da cidade e tem que ser respeitado!”
Vídeo flagra a abordagem
Parte de um vídeo enviado à redação mostra o comunicador sendo ameaçado com empurrões e xingamentos, além dos dois agressores puxando armas da cintura. Quando a situação saiu do controle, populares interviram e retiraram os agressores.
NOTA DE REPÚDIO
A diretoria da Associação a qual pertence a FM publicou uma nota de repúdio às ameaças contra o comunicador e à liberdade de imprensa:
Nós, da Associação Comunitária Para o Desenvolvimento de Alto do Rodrigues e FM Ouro Negro, repudiamos as ameaças feitas contra o comunicador Olegário Neto nesse sábado, dia 26 de março de 2016, quando o mesmo chegava à FM para fazer seu programa.
Observamos nesse episódio um atentado contra a liberdade de imprensa e ao direito à informação, o que constitui uma afronta ao estado de direito, no qual todos nós, cidadãos, nos sentimos atingidos.
Na semana em que comemoramos 53 anos de emancipação política de Alto do Rodrigues, temos ainda o desprazer de ver ações de truculência por parte de alguns que querem amordaçar a mídia local e impedir o direito a informação, a livre expressão e a divulgação dos fatos.
Solidarizamo-nos com o comunicador Olegário Neto e demais profissionais da FM Ouro Negro, além dos profissionais da impressa falada, escrita e de outras mídias alternativas que, bravamente, cumprem o seu papel de levar informação à população, contrariando, muitas vezes, os interesses de ‘forças ocultas’ que desejam manter a sociedade desinformada e sem voz.
Alto do Rodrigues, 27 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário