24 abril 2025

Dia Internacional do Jovem Trabalhador destaca importância da inclusão e oportunidades no mercado de trabalho

Imagem: Reprodução

Celebrado em 24 de abril, o Dia Internacional do Jovem Trabalhador chama atenção para os desafios e oportunidades enfrentados pelas novas gerações no mundo do trabalho. No Brasil, programas como o Jovem Aprendiz, têm sido fundamentais para ampliar o acesso ao mercado e promover qualificação, oferecendo aos jovens a chance de se desenvolverem em ambientes reais de trabalho, enquanto aprendem uma profissão.

Entre os jovens que encontraram no programa uma oportunidade de crescimento está Lúcio Flávio, de 22 anos, que iniciou sua trajetória no Morada da Paz como aprendiz e hoje participa do programa trainee como supervisor de serviços, responsável pelos setores de logística, tanatopraxia e floricultura na empresa.

Paralelamente, Lúcio cursa o último semestre da faculdade de Logística, conciliando trabalho e estudos. “Eu tinha acabado de trancar o curso de inglês e buscava uma vaga que me permitisse conciliar trabalho e faculdade. Quando vi a oportunidade de Jovem Aprendiz no Morada da Paz, me inscrevi em 2022”, relembra.

Seu desempenho chamou atenção da gestão e, em junho do mesmo ano, ele foi promovido a assistente de logística. Foi nesse momento que decidiu direcionar sua formação para a área. “Quando ingressei como aprendiz, ainda não tinha definido qual curso seguir. Ao me identificar com os desafios e a rotina da logística funerária, decidi me matricular em Logística”, afirma.

Lúcio também destaca a dimensão emocional de seu trabalho. “É muito gratificante saber que, de alguma forma, contribuímos para ressignificar a dor de uma família. Ter a chance de amenizar esse momento difícil reforça meu compromisso com a carreira”, completa.

No Grupo Morada – holding que reúne as marcas comerciais Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet – a inclusão de jovens aprendizes é uma prática consolidada desde o início das operações. Segundo Bruno Silva, coordenador de Recrutamento e Seleção, essa ação vai além do cumprimento da legislação.

“No Rio Grande do Norte, já recebemos mais de 30 jovens desde o início do programa. Muitos deles são efetivados após o término do contrato, justamente por se identificarem com as atividades ou descobrirem uma profissão”, explica.

O impacto, segundo ele, vai além dos próprios jovens. “É enriquecedor observar o intercâmbio de gerações. Os jovens costumam trazer soluções inovadoras e enxergam caminhos diferentes daqueles mais consolidados pelas gerações anteriores. Isso é muito positivo para o crescimento de toda a equipe”, conclui.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário