24 julho 2025

Natal avança na agenda climática com instalação de 25 equipamentos meteorológicos no Parque da Cidade

Imagem: Reprodução

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), deu um passo importante na consolidação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMMC) com a instalação de 25 equipamentos de medição meteorológica, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação, realizada na última semana, integra uma das etapas do plano coordenado pela pasta.

Dos 25 equipamentos, 21 se tratam de termohigrômetros, que realizam a medição de temperatura e umidade. Os outros quatro equipamentos referem-se à estações meteorológicas completas, que registram automaticamente e em tempo real uma série de parâmetros, como os níveis de temperatura, umidade, pressão e dióxido de carbono, além do vento, sua velocidade e indicações de chuva.

A escolha pela unidade de conservação municipal foi em caratér experimental, para que posteriormente os equipamentos sejam distribuídos pela capital, conforme explica o coordenador do projeto na Semurb, Carlos Da Hora. Segundo ele, após o período de teste, os aparelhos serão instalados em pontos estratégicos para garantir cobertura de todas as zonas da cidade.

“A expectativa é que uma das estações permaneça no Parque da Cidade, na zona sul, a segunda no 7° Batalhão de Infantaria, na zona leste, a terceira na sede da Guarda Municipal, na zona norte, e a última na Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), localizada na na zona Oeste de Natal”, completou.

Para o professor e coordenador do Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biosfera-Atmosfera (GEOMA), Claúdio Moisés, “com o uso e adequação desses aparelhos, será possível qualificar e quantificar o quão quente e o quão úmidos estão os espaços. Além disso, poderemos identificar ilhas urbanas de calor e ilhas de umidade nas quatro zonas da nossa cidade”, disse.

O plano também já inspirou projetos como o Monitoramento Hidrológico e Climático, que implementou 45 pluviômetros em todas as regiões administrativas da cidade. Este projeto promove a educação ambiental ao envolver alunos e professores no monitoramento da precipitação e fortalece a resposta a eventos extremos.

Segundo Da Hora, o objetivo da Semurb é que daqui para o final do ano, a cidade tenha 80 pluviômetros instalados. Além desses equipamentos, a Semurb também realiza medições periódicas por meio do Transecto Móvel — um veículo equipado com mini estação meteorológica que circula pelas ruas da cidade na segunda semana de cada mês. “Montamos uma rota que passa pelos 36 bairros de Natal, dividida em dois períodos do dia, das 09h às 10h15 e das 15h às 16h15”, detalha Da Hora.

Os dados colhidos contribuem para políticas de arborização urbana, criação de áreas verdes e melhoria do conforto térmico.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel


Nenhum comentário:

Postar um comentário