22 julho 2025

Unidade da Liga Contra o Câncer começa a se tornar realidade em Assú

Imagem: Reprodução

Assú está prestes a dar um grande salto na área da saúde com a construção de uma unidade da Liga Norteriograndense Contra o Câncer. A obra, que já está em andamento, vai abrigar o futuro Centro de Diagnóstico do Vale do Assú e está localizada na rua Carolina Vanderley, no bairro Janduís, loteamento Belo Monte 2. O modelo da unidade segue os mesmos padrões da que foi inaugurada no ano passado em Currais Novos, e promete transformar o atendimento oncológico e diagnóstico em toda a região.

Nesta terça-feira (22), o prefeito Lula Soares, o secretário adjunto de Saúde, Heberton Rocha, e representantes da Liga visitaram o terreno onde está sendo construída a nova estrutura. A unidade tem como principal objetivo oferecer exames e atendimentos especializados mais próximos da população, evitando o deslocamento até Natal e garantindo mais dignidade aos usuários do SUS.

O prefeito Lula Soares destacou que a unidade vai representar um avanço real para Assú e toda a 8ª Região de Saúde, reduzindo as longas distâncias percorridas por quem precisa de cuidados médicos especializados. Segundo ele, quando estiver pronta, a obra será um marco: “Vai evitar que os assuenses se desloquem com tanta frequência até a capital para exames e consultas. É mais dignidade, cuidado e respeito com a nossa população", afirmou Lula Soares.

Já o secretário adjunto de Saúde, Heberton Rocha, reforçou que a obra também vai gerar economia para o município. Segundo ele, mais de 12 veículos da saúde percorrem diariamente centenas de quilômetros para transportar pacientes. “Essa unidade vai economizar quilômetros e, mais do que isso, garantir um atendimento humanizado, próximo de casa e com a qualidade que nossa população merece", disse.

Participaram também do encontro os representantes da Liga Norteriograndense Contra o Câncer: Ricardo José Curioso da Silva (coordenador executivo), Luciano Luiz da Silva Junior (membro da Superintendência e tesoureiro), Pablo Medeiros (engenheiro civil), Thiago José (gerente de infraestrutura), Alysson Fernandes (gerente regional de interiorização) e Jenny Ladyson (gerente administrativo do Hospital de Oncologia do Seridó – HOS).

Durante a reunião, o prefeito Lula Soares também discutiu a importância da descentralização dos serviços e o fortalecimento da 8ª Região de Saúde, que precisa contar com uma unidade de referência sediada na própria região. Como presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Vale do Açu, Lula reforçou o compromisso com a saúde pública regional, destacando que essa também é uma das suas prioridades.

A nova unidade da Liga Contra o Câncer será fundamental para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento especializado, beneficiando não apenas os moradores de Assú, mas também os municípios vizinhos. A obra será um marco para a saúde de toda a região.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel


Nenhum comentário:

Postar um comentário