20 fevereiro 2026

Mossoró: Governo do Estado reforça ampliação da rede especializada de saúde

Imagem: Reprodução

Com foco na ampliação da rede de atenção especializada e no fortalecimento das políticas públicas de saúde no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado reforça sua atuação estratégica durante agenda institucional cumprida pela governadora Fátima Bezerra e pelo superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões, na manhã desta sexta-feira (20), em Mossoró, com o acolhimento da Carreta da Saúde da Mulher.

A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), dentro de uma articulação tripartite entre Governo Federal, Governo do Estado e municípios.

A programação marca o apoio estadual à expansão dos serviços especializados, com destaque para ações voltadas à saúde da mulher e à interiorização do atendimento de média e alta complexidades, beneficiando a população de 20 municípios da Região Oeste.

Mossoró é a segunda cidade do Rio Grande do Norte a receber a Carreta da Saúde da Mulher. A unidade funcionou em dezembro de 2025, no município de Parnamirim, atendendo também à população da Região Metropolitana de Natal.

O Governo do Estado articulou institucionalmente a chegada do equipamento em Mossoró, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A unidade passa a ofertar consultas ginecológicas, mamografias, ultrassonografia transvaginal, colposcopia, biópsias, pequenos procedimentos e teleconsultas às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante encaminhamento e regulação pelas secretarias municipais de saúde.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da ação integrada. “Recebo essa carreta em Mossoró com muita alegria. Destaco o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde Pública, sob a liderança do secretário Alexandre Mota, de toda a equipe técnica, das secretarias municipais de saúde e do Ministério da Saúde. Faço um chamado aos prefeitos e às prefeitas da região para que aproveitem essa oportunidade. A unidade atenderá não apenas as mulheres de Mossoró, mas também as de toda a região. Esse trabalho integrado entre as secretarias municipais, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde é essencial para garantir que o atendimento chegue a quem mais precisa.

🅰️ Revista Eletrônica Mais Atualizada do Vale do Açu
#blogalexsilvaassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário