19 outubro 2025

Espetáculo e apresentação musical marcam abertura do 5º FLIC, em Currais Novos

Imagem: Reprodução

Teve início na noite deste domingo (19) o Festival Literário de Currais Novos (FLIC), que em 2025 chega a sua 5ª edição se consolidando como um dos principais eventos do segmento em solo potiguar. A solenidade de abertura foi realizada no Teatro Ubirajara Galvão, contando com atrações musicais e teatrais no primeiro de sete dias de evento.

A noite teve início com a apresentação da Banda Musical Maestro Santa Rosa, do próprio município currais-novense, cantando sucessos da música regional, nacional e até internacional. Em seguida, foi a vez da Cia. Teatral Pão Doce, da cidade de Mossoró, apresentar o espetáculo “O Torto Andar do Outro. Com classificação indicativa para público a partir de 12 anos, o espetáculo propõe uma abordagem poética sobre problemas que existem, de fato, em nossa sociedade.

As atrações foram acompanhadas por um teatro lotado. Com acesso gratuito, os presentes precisaram retirar os ingressos via plataforma Sympla devido à capacidade do espaço. A coordenação classificou como positivo o primeiro momento, destacando a maturidade que o festival alcançou após 5 anos de realização. 

“Sem dúvida é um evento que está, de vez, marcado como um dos principais do segmento a nível do Rio Grande do Norte. Anualmente recebemos participantes de diversos estados do país e o que percebemos é que o Festival está sendo conhecido em lugares cada vez mais distantes do nosso Seridó”, afirma João Gustavo Guimarães, fundador e organizador do FLIC.

Programação segue até o sábado (25)

Sessões de cinema, Feira do Livro, exposições em parceria com a BiblioSesc, rodas de conversa com escritores, entre outras programações estão previstas para o cronograma de atividades, que se encerra apenas no próximo fim de semana, no sábado (25). A novidade fica por conta do MiniFLIC, retomado após 5 anos, em um espaço voltado especialmente para o público infantil, com contação de histórias, apresentações teatrais e recreação. Além disso, escritores nacionais e vencedores do Prêmio Jabuti, como Socorro Acioli e Marcelino Freire, estão confirmados. 

“A programação está recheada e a nossa coordenação agradece ao SESC RN e ao Comitê Estadual de Cultura do Governo Federal, pelo apoio fundamental que garantiu a vinda desses importantes escritores”, disse Mattson Ranier, fundador e organizador do festival.

O FLIC é um projeto financiado pela Política Nacional Aldir Blanc através da Fundação José Augusto (FJA), Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal. A realização é da Associação Seridoense de Cultura (Ascult), com apoio da Prefeitura de Currais Novos em parceria com o Sesc RN, Programa BNB Cultural, Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte, Escola do Legislativo José Bezerra Gomes e diversos coletivos culturais da região.

🅰️ Revista Eletrônica Mais Atualizada do Vale do Açu
#blogalexsilvaassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário