O complexo será implantado no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, que compreende uma área de 7,8 hectares, contendo vestígios de vegetação nativa do bioma Caatinga como mantenedora de mata ciliar à margem do rio Apodi-Mossoró.
Uma cooperação técnica foi assinada há poucos dias pelo Ibama e Idema, como ponto de partida para a execução do projeto, que foca no processo de defesa e restauração da caatinga.
A proposta é instalar no local a nova sede regional do Idema e agregar outros órgãos como o Ibama, ICMBio e a Polícia Ambiental.
O complexo concentrará fiscalização ambiental integrada; combate ao desmatamento ilegal e às queimadas; educação e sensibilização da população; pesquisa e recuperação de áreas degradadas; licenciamento Ambiental de empreendimentos pelo Governo do Estado; e execução da política de gestão da biodiversidade potiguar.
O projeto não sairá do papel de imediato, até por exigir um grande volume de recursos, no entanto, um passo importante foi dado a partir da parceria Ibama-Idema.
Por gravidade, o Parque Municipal sairá da administração do município, que pouco ou quase nada fez na preservação da área verde de Mossoró.
FRASE
“Vamos transformar um espaço esquecido em um centro estratégico para a conservação ambiental”
RIVALDO FERNANDES – Superintendente do Ibama no RN sobre a transformação do Parque Municipal em complexo ambiental multi-institucional
CHAPA
Parece bem encaminhada a chapa Rogério Marinho (PL) para governo do estado, Styvenson Valentim (PSDB) e Álvaro Dias (trocando o Republicanos pelo PL) para o Senado. A chapa de oposição terá apoio de lideranças importantes do União Brasil, como é o caso do prefeito de Natal, Paulinho Freire.
CHAPA 2
Já Allyson Bezerra (União Brasil), pré-candidato a governador, consolidou aliança com a senadora e candidata à reeleição Zenaide Maia (PSD). O outro nome ao Senado pode ser o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD). Só que parte do União rejeita aliança com Zenaide Maia e Carlos Eduardo.
CHAPA 3
No governismo, a única certeza até o momento é a candidatura de Fátima Bezerra (PT) ao Senado. A pré-candidatura de Cadu Xavier ao governo não está consolidada. Ele pode ser substituído por Walter Alves (MDB), que será governador a partir de abril. Ainda não surgiu o segundo nome ao Senado.
MÁGICA
A Policlínica Médica de Mossoró, antes de inaugurada, é elevada a hospital municipal pelo prefeito Allyson Bezerra (União). Ele fez o anúncio sem entrar em maiores detalhes importantes como número de leitos de UTI, credenciamento ao SUS e capacidade de resolução na assistência ao público. Mas a promessa está feita e rende um bom discurso.
IMPRESSO
O jornal O Mossoroense foi fundado nesta data, em 1872, pelo jornalista Jeremias da Rocha Nogueira, juntamente com o português José Damião de Souza Melo e o baiano Ricardo Vieira do Couto. O impresso circulou por 143 anos, em várias fases, até deixar de ser editado em janeiro de 2016.
SEGUE
Foi na redação do jornal O Mossoroense que começamos a nossa trajetória no jornalismo há 40 anos. Uma escola além dos bancos das universidades.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1997, a então prefeita Rosalba Ciarlini recebia a cessão da antiga estação ferroviária de Mossoró, em ato realizado na sede da Rffsa no Rio de Janeiro. Daí nascia a Estação das Artes Elizeu Ventania.
2 - O complexo esportivo do bairro Santo Antônio, formado pelo ginásio olímpico “Flávio Leandro” e a quadra poliesportiva “João Gabriel”, celebra 12 anos hoje. Obra da curta gestão da ex-prefeita Cláudia Regina Freire.
3 - O desportista mossoroense aumentou a pressão para não deixar o prefeito Allyson Bezerra tirar o Estádio Nogueirão do bairro Nova Betânia. Enterrar o estádio não será fácil.
4 - Começa a venda do terceiro lote para o encontro da Jovem Guarda em Mossoró, com Renato e Seus Blue Caps, Pholhas e o cantor Almir. Procure na Mister Capas. A festa está marcada para 8 de novembro, no Villa Oeste.
COLUNA CÉSAR SANTOS / JORNAL DE FATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário