15 outubro 2025

“Natal Sem Fome 2025” será lançado no RN neste sábado e convoca a população: solidariedade é o presente mais urgente deste Natal

Imagem: Reprodução

A esperança tem data para começar no Rio Grande do Norte: no próximo dia 18 de outubro, a tradicional Campanha Natal Sem Fome será lançada oficialmente em solo potiguar pelo Comitê Estadual da Ação da Cidadania. Em sua 23ª edição no Estado, a iniciativa busca muito mais do que arrecadar alimentos, ela chama a atenção para uma realidade urgente: a fome e a insegurança alimentar que ainda atingem mais de 1 milhão de pessoas no RN.

Com o lema “Quem tem fome, tem pressa!”, a campanha se espalha por todo o estado até dezembro, levando solidariedade, dignidade e um pouco de alívio a milhares de lares potiguares. No dia 18 de outubro (sábado), voluntários estarão mobilizados em nove pontos de arrecadação, entre hipermercados e atacados como Atacadão, Carrefour, Sam’s Club e Big, nas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó.

“Os dados são alarmantes. Temos quase 30% da população do RN em situação de fome. Isso é inaceitável! Estamos dentro de quilombos e comunidades esquecidas pelo poder público. Precisamos fazer a solidariedade circular. Um quilo de alimento pode parecer pouco pra você, mas significa um prato cheio pra quem não tem nada”, alerta Cacá Barros, coordenadora estadual do Comitê da Ação da Cidadania.

Uma campanha que faz história

Inspirada no legado do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a campanha Natal Sem Fome foi criada em 1993 pela Ação da Cidadania e desde então já levou alimento e dignidade a mais de 26 milhões de brasileiros. No RN, a mobilização cresce a cada ano e tem se consolidado como uma das maiores ações solidárias do estado.

Em 2025, o lançamento estadual da campanha ocorre novamente durante a Semana Mundial da Alimentação - data criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Os números melhoram, mas a fome persiste

De acordo com os dados mais recentes do IBGE (PNAD Contínua), o Brasil reduziu o número de lares em insegurança alimentar grave de 3,1 milhões em 2023 para 2,5 milhões em 2024. Porém, no RN, a redução foi baixa, apenas 3 pontos percentuais. “A fome ainda é uma tragédia invisível. Precisamos que cada potiguar entenda o seu papel. A diferença entre um Natal de privações e um Natal com dignidade pode estar na sua próxima ida ao supermercado”, reforça Cacá.

Locais de arrecadação já confirmados a partir de 18 de outubro:

Natal:

Atacadão – Av. Dão Silveira, 7.796 – Pitimbu

Atacadão – Av. Dr. João Medeiros Filho, 778 – Potengi

Carrefour – BR-101, s/n

Carrefour – Av. Dr. João Medeiros Filho, 2005

BIG – Av. Prudente de Morais, 3720

Sam’s Club – Av. Dão Silveira, 4500

Parnamirim:

Atacadão – BR-101, Km 15 – Nova Esperança

Mossoró:

Atacadão – Rua João de Escóssia, 1.724 – Nova Betânia

Caicó:

Atacadão – Av. Coronel Martiniano, 3.409 – Bento XVI

Participe. Doe. Compartilhe. Mobilize. A fome não espera. Seja parte dessa corrente de solidariedade. De 18 de outubro até o fim do ano, o RN se une por um Natal mais justo, humano e digno para todos. Mais informações, siga o perfil do Comitê-RN da Ação da Cidadania no Instagram no @acaodacidadania.rn e @armazemdacaridade

COMO DOAR? (recebemos todos os tipos de donativos)

Telefone Institucional - (84) 99227-8509 (Para informações sobre como doar)

Ponto de Arrecadação Fixo - Armazém da Caridade, na Avenida Lima e Silva, 968 - Natal - RN

Pix para doação (CNPJ) - 01.930.520/0001-66 (Armazém da Caridade)

🅰️ Revista Eletrônica Mais Atualizada do Vale do Açu
#blogalexsilvaassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário