09 janeiro 2026

Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil alertam sobre cuidados aos ataques de piranhas no Rio Assú.

Imagem: Reprodução

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Assú e Defesa Civil emitiram um alerta sobre o aumento de relatos de ataques de piranhas no Rio Assú. Segundo a equipe técnica, os incidentes ocorrem durante o período de reprodução da espécie, quando os peixes adotam comportamento defensivo para proteger os ninhos.

De acordo com a análise da equipe, o descarte de alimentos na água agrava a situação. Banhistas que levam comida e jogam restos no rio atraem os peixes e alteram o comportamento natural da espécie. As áreas próximas à vegetação marginal apresentam maior incidência de ocorrências, pois são locais onde as piranhas constroem os ninhos e protegem as crias.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ulisses França, orientou a população sobre os cuidados necessários. “Evite entrar na água próximo à vegetação, não leve alimentos para dentro do rio e não descarte restos de comida na água. Durante este período reprodutivo, as piranhas defendem seus ninhos e atacam quando se sentem ameaçadas. Em caso de ferimentos, procure atendimento médico. Estamos orientando os frequentadores sobre essas medidas para prevenir novos incidentes”, afirmou.

A secretária municipal Francymeire de Souza explicou que a Secretaria de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana vai instalar placas de sinalização nas margens do rio para orientar a população sobre os riscos e as medidas preventivas. “As ocorrências são sazonais e acontecem em uma época específica do ano, quando as piranhas estão em fase reprodutiva”, informou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo mantém o monitoramento das áreas de risco e reforça que a conscientização da população é necessária para reduzir as ocorrências. As placas de alerta serão instaladas nos próximos dias nos principais pontos de acesso ao rio. O órgão orienta que os banhistas evitem o rio durante este período ou tomem as precauções indicadas.

🅰️ Revista Eletrônica Mais Atualizada do Vale do Açu
#blogalexsilvaassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário