“Mais uma vez, os EUA invadem uma nação com a desculpa de salvador da pátria. A gente sabe quais são os reais interesses econômicos”, escreveu Cadu. Segundo ele, a história demonstra que intervenções lideradas pelos Estados Unidos não resultam em democracia, mas em guerras, instabilidade política e sofrimento da população civil.
O pré-candidato destacou ainda que os conflitos internos da Venezuela devem ser resolvidos pelos próprios venezuelanos, sem a interferência militar de potências estrangeiras. “As questões venezuelanas devem ser resolvidas pelo seu próprio povo, e não por mísseis estrangeiros”, afirmou.
Na avaliação de Cadu Xavier, defender a soberania nacional é um princípio que deve ser respeitado em qualquer parte do mundo. Ele reforçou que o direito dos povos de decidirem seu próprio destino precisa ser preservado, independentemente de pressões externas ou interesses geopolíticos. “Defender a soberania é defender o direito dos povos de decidirem seu próprio destino. Isso vale para a Venezuela. Isso vale para qualquer país”, completou.
A declaração também projeta Cadu Xavier no debate político nacional, alinhando seu discurso ao do PT em defesa da autodeterminação dos povos e à crítica ao intervencionismo internacional, temas recorrentes em agendas progressistas no Brasil e no exterior.



Nenhum comentário:
Postar um comentário