25 janeiro 2023

Internos realizam manutenção em mais de cem aparelhos de ar condicionado do Estado

Atividade prepara os internos para o retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho

Imagem: reprodução

Mão de obra de pessoas privadas de liberdade, especializada em manutenção de aparelhos de ar condicionado, está realizando a limpeza e reparo nos mais de cem equipamentos da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Avenida Afonso Pena, em Natal.

A atividade supervisionada pela Polícia Penal prepara os internos para o retorno ao convívio social, ao mercado de trabalho e contribui para reduzir a reincidência criminal. O serviço realizado pelos apenados resulta em economia para o Estado.

Três apenados estão aptos ao serviço em aparelhos de ar condicionado. Dois deles aprenderam a profissão já como internos do sistema prisional e tem a esperança, quando progredirem para o regime semiaberto, de trabalhar na área. Na PGE, eles removem os equipamentos para limpeza e realizam reparos envolvendo conserto de placas eletrônicas, vazamentos na tubulação e reposição de gás.

Os equipamentos de proteção individual e ferramentas são disponibilizados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e as peças necessárias para o serviço são de responsabilidade da PGE.

O trabalho começou há poucos dias e mais de 30 aparelhos já passaram por manutenção preventiva e corretiva. O serviço dos internos melhora significativamente a qualidade de vida dos servidores do local. Um ar condicionado limpo reduz o consumo de energia e os ruídos, além de aumentar a vida útil do produto e resulta em maior conforto térmico.

A SEAP tem atualmente cerca de 50 internos aptos ao trabalho na Central de Presos Trabalhadores, instalada na Penitenciária Estadual de Parnamirim. Essa mão de obra é selecionada através de critérios rigorosos de disciplina e comportamento, além de ser voluntária e apta ao serviço. Para cada três dias de trabalho, o interno tem um dia da pena remido.

A força de trabalho é empregada regularmente em ações de manutenção em escolas, hospitais, praças e prédios públicos, além de conserto de macas hospitalares e carteiras escolares. Entre os trabalhos concluídos estão a reforma e revitalização do Presépio de Natal e o acesso ao Forte dos Reis Magos. Nesta semana, os privados de liberdade irão revitalizar a fachada da Academia da Polícia Militar.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário