24 janeiro 2023

Governo do RN discute iniciativas para o Comércio Sustentável

Proposta visa implantar projetos e abrir novos mercados para fortalecer a Agricultura Familiar

FOTO: Elisa Elsie/Assecom-RN

O Governo do Estado abriu negociações com a organização não-governamental holandesa IDH para implementação de projetos na área de comércio sustentável no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra recebeu a diretora da fundação, Daniela Mariuzzo, que ficou de levar à Europa, já no dia 31 deste mês, um “memorando de entendimento” para investidores internacionais, principalmente para fazer chegar ao mercado europeu produtos da agricultura familiar do RN, como mel de abelha, queijo e algodão ecológico, que já contam com apoio do governo estadual.

Na reunião, Fátima expôs para a equipe do IDH uma das áreas de interesse do Governo é de expandir projetos de economia sustentável no reassentamento dos moradores da barragem de Oiticica, na região do Seridó, além da proposta inicial da ONG IDH na região da cidade de Apodi, com abrangência em nove municípios. “O que está acontecendo em Oiticica tem tudo a ver com a concepção que eles (IDH) trabalham dentro de um conceito sustentável”, disse a governadora, que convidou os técnicos do IDH a conhecerem essa experiência.

A diretora Daniela Mariuzzo apresentou em slides a conceituação e a presença do IDH Latam no Brasil desde 2009, mas com atuação em diversos países da América Latina, África e Ásia, contando com o apoio de 600 empresas, instituições financeiras, organizações de produtores e governo na promoção da produção e comércio sustentáveis, com atuação na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e em estados como Maranhão e Mato Grosso.

O secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, propôs ao IDH expandir o projeto a todo o Estado, ao invés de se iniciar por uma região específica do Rio Grande do Norte, vez que o governo Fátima Bezerra já vem apoiando através da Sedraf o programa de desenvolvimento sustentável em 10 territórios rurais do Rio Grande do Norte.

“A ideia é que a gente possa amadurecer e construir uma agenda em nível estadual para os próximos 15 anos”, disse ele, explicando que o Estado fechou uma parceria com o Banco Mundial para investimento na agricultura familiar: “Temos 43 empreendimentos nas áreas de polpa de frutas, mel e queijo, então é um projeto de R$ 12 milhões só para o acesso ao mercado.” Alexandre Lima ainda informou que o Governo também irá investir R$ 2 milhões na realização de 60 feiras de agricultura familiar em todas as regiões do Estado.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário