A Mostra Potiguar apresenta uma seleção de nove curtas-metragens realizados por cineastas do estado, revelando narrativas que transitam entre ficção, documentário e animação, com temáticas que vão da memória cultural à experimentação estética. A estreia da mostra reforça o compromisso da Mostra de Cinema de Gostoso com o fortalecimento da produção regional e com a valorização de novos talentos.
Para compor a equipe de curadoria da Mostra Potiguar, foi convidado o curador e realizador potiguar Rosy Nascimento, que se soma à equipe formada por Carine Fiúza, Eugenio Puppo, Janaína Oliveira, Mariana Souza e Matheus Sundfeld.
A criação da Mostra Potiguar é resultado do amadurecimento da cena audiovisual do Rio Grande do Norte, que vem se consolidando com produções autorais, narrativas potentes e uma crescente presença em festivais nacionais. A nova mostra é um convite para que o público mergulhe nas histórias e olhares que nascem do território potiguar e ganham força no cenário cinematográfico brasileiro.
A 12ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Salinor, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste: onde tem patrocínio do Banco do Nordeste, tem Governo do Brasil.
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Inter TV, Mistika, DOT, O2 Pós e APAN.
Produção da Heco Produções e CDHEC; patrocínio Master, Petrobras, e realização do Ministério da Cultura.
Confira filmes selecionados para a Mostra Potiguar:
Medo de Cachorro
Animação, 9 min, RN, 2025, livre
Direção: Italo Tapajós
Sinopse: O que são memórias? São recordações do passado ou uma idéia fragmentada de quem somos? Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si.
O Nó do Diabo
Ficção, 18 min, RN, 2025, 14 anos
Direção: Igor Bezerra
Sinopse: Após uma noite de furtos, um trio de ladrões — Messias, Arthur e Sérgio — foge para uma mata e encontra, aos pés de uma árvore amaldiçoada, sacos cheios de dinheiro. À medida que a noite avança, seduzidos pela ganância, eles mergulham em uma espiral de violência e morte que termina com todos enredados mortalmente no medonho nó do diabo.
Passagem Única
Ficção, 15 min, RN, 2025, livre
Direção: Raquel de Queiroz
Sinopse: Renata e Olivia são duas gêmeas idênticas que realizaram o sonho de passar no vestibular para o curso que elas queriam, porém elas moram em uma cidade do interior longe da faculdade e se deparam com a dura realidade do preço do transporte. Elas então decidem dividir uma única passagem para conseguirem ir para faculdade fazendo uma se passar pela outra enquanto enfrentam dilemas e desafios no caminho.
Trajeto do Desmoronamento
Ficção, 14 min, RN, 2025, 10 anos
Direção: Helena Antunes
Sinopse: Em meio à destruição causada pela especulação imobiliária, uma mulher solitária percorre o trajeto de suas próprias ruínas. Ao explorar escombros físicos e emocionais, encontra uma figura enigmática que a desafia a confrontar seus demônios internos e algo além da sua própria sobrevivência.
Entre o céu e o mar
Animação, 3 min, RN, 2024, livre
Direção: Lindenberg Oliveira e Vanda Mafra
Sinopse: Em conversas durante as oficinas de animação do projeto Anima Gostoso, era recorrente o assunto “Mar“ e seus segredos e seus mistérios e nesse caminho foram desenvolvidos personagens e cenários a partir do olhar de crianças autistas das oficinas, transformando suas vivências com o litoral de São Miguel do Gostoso em filme.
A Maré
Documentário, 21 min, RN, 2025, livre
Direção: Jair Libanio
Sinopse: As histórias contadas por quem vive do Rio Potengi revelam o ritmo das marés e o pulsar de um rio que é memória, sustento e resistência. Entre o mangue, o tempo e a cidade, A Maré mergulha nas vozes e nos silêncios de quem molda o cotidiano às águas, atravessando lembranças, afetos e lutas que fazem do Potengi um espelho vivo da existência e da permanência.
As Dançadeiras de São Gonçalo
Documentário, 16 min, RN, 2024, livre
Direção: Jorge Andrade
Sinopse: O documentário “As Dançadeiras de São Gonçalo” revela a força e a tradição das mulheres quilombolas da comunidade Pêga, em Portalegre (RN), por meio da Dança de São Gonçalo, manifestação centenária que mantém viva a memória, a fé e a identidade cultural de gerações.
Carnavaleska
Ficção, 19 min, RN, 2025, 12 anos
Direção: Hannah Carneiro e Cauã Brilhante
Sinopse: Regina, uma jovem dona de um sebo, mergulha nos escritos do sambista Nelson Labareda, que relata sua paixão fulminante por Valeska durante as domingueiras e suas rodas de samba.
Recife Tem um Coração
Documentário, 20 min, RN, 2025, 10 anos
Direção: Rodrigo Sena
Sinopse: Silvo Silva, conhecido como fenômeno do brega em Recife, Brasil, faz uma transmissão ao vivo com seus seguidores para comprar uma nova caixa de som.


Nenhum comentário:
Postar um comentário