10 dezembro 2025

APER conquista avanços em reunião com COSERN e garante atendimento ampliado para associados

Imagem: Reprodução

A Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) participou de uma reunião de urgência com a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), na terça-feira (09), para debater e buscar soluções para temas críticos que impactam diretamente os integradores de energia solar e seus clientes.

A APER foi recebida por Givanildo, Tâmara e Jordan, líderes da área de engenharia e processos internos relacionados à Geração Distribuída (GD). O encontro demonstrou a abertura da COSERN ao diálogo e resultou em importantes avanços para o setor.

Um dos principais pontos de discussão foi a forma de compensação para as usinas e unidades consumidoras. A COSERN confirmou que os clientes mantêm a opção de utilizar prioridade ou percentual na compensação.

Neste momento, a COSERN recomenda que a utilização por percentual tem se mostrado mais eficiente. O método ajuda a evitar ciclos de faturamento descasados e reduz a incidência de divergências nas contas de energia.

O tema da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para geradores de energia foi abordado como uma pauta de urgência. O cálculo atual da taxa, baseado no consumo, não reflete a realidade de quem gera energia e utiliza o sistema de compensação, contrariando o entendimento da legislação.

A APER já está em ação junto à Prefeitura de Natal e ao PROCON, buscando sensibilizar o poder público para a necessidade de uma cobrança mais justa e coerente para os geradores. Inclusive estão agendadas, para a próxima semana, reuniões com o Prefeito e com o PROCON para apresentar propostas e construir um novo modelo de cobrança que seja mais adequado à realidade da Geração Distribuída.

A reunião resultou em uma importante vitória para os associados da APER: a COSERN se comprometeu a dobrar o atendimento exclusivo dedicado aos membros da Associação. Será organizada uma nova agenda, ampliando o número de vagas e contando com dois engenheiros no atendimento. Os associados devem levar suas demandas específicas, que serão analisadas individualmente pela equipe técnica da concessionária, permitindo encontrar soluções e orientar o melhor encaminhamento junto aos seus clientes.

A COSERN também esclareceu o processo para clientes que não receberam suas contas nos últimos meses (em alguns casos, por um, dois ou até três ciclos). Quando essas faturas acumuladas forem emitidas, o valor total será automaticamente dividido e parcelado de forma proporcional ao número de meses em atraso.

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