As 10 mil cestas básicas serão destinadas a comunidades terapêuticas, creches, abrigos, escolas, quilombos e outras instituições credenciadas pelo Armazém da Caridade, que atuam diretamente no enfrentamento da fome e da insegurança alimentar. O volume expressivo de alimentos é resultado de meses de mobilização da sociedade civil, parcerias com supermercados, iniciativas privadas e arrecadações realizadas em grandes eventos, como o Carnatal.
Em sua 23ª edição no Rio Grande do Norte, a Campanha Natal Sem Fome, considerada a maior mobilização solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, carrega o lema “Ilumine o Natal de quem precisa”. Um chamado urgente diante de um cenário preocupante. “Os dados são alarmantes. Temos quase 30% da população do RN em situação de fome. Mais de 1 milhão de potiguares vivem a insegurança alimentar ou a fome extrema”, alerta Cacá Barros, coordenadora estadual da Ação da Cidadania. “Estamos dentro de quilombos e comunidades esquecidas pelo poder público. A fome é real e cotidiana.”
Segundo a coordenadora, a situação se agrava com a crise climática. “Estamos enfrentando novamente a seca. A desertificação já alcança 95% do estado, especialmente no sertão central potiguar, que já deveria ter sido declarado em estado de calamidade. Por isso precisamos unir forças, sobretudo a partir da capital, para aliviar a dor de quem está lá”, afirma.
A parceria com a iniciativa privada tem sido fundamental para garantir o alcance da campanha. O presidente executivo do Armazém da Caridade, Edgar Smith, destaca o papel de empresas comprometidas com a responsabilidade social. Entre elas, a Clap Entretenimento, que contribui desde o início com doações arrecadadas em festas e grandes eventos, tendo o Carnatal como principal exemplo. “Essas parcerias fazem a diferença e mostram que a solidariedade também pode fazer parte da agenda dos grandes eventos”, ressalta.
Apesar de pequenas melhorias no cenário nacional, o Rio Grande do Norte avançou apenas três pontos percentuais na redução da insegurança alimentar. Para quem convive com a fome, isso significa que ainda falta muito. “Estamos dentro de casas onde falta tudo. Um quilo de alimento doado pode ser o único prato de comida de uma família inteira”, reforça Cacá Barros.
Uma campanha que faz história
Inspirada no legado do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Campanha Natal Sem Fome foi criada em 1993 e já beneficiou mais de 26 milhões de brasileiros. No RN, a união entre a Ação da Cidadania, com 33 anos de história, e o Armazém da Caridade, que atua há três décadas, fortalece uma das maiores ações solidárias do estado. A campanha natalina coroa um trabalho contínuo de arrecadação realizado ao longo de todo o ano, levando dignidade e alimento à mesa de quem mais precisa, especialmente no período natalino.
Doe o ano todo
A fome não dá trégua. Mas a solidariedade pode ser mais forte.
Telefone institucional: (84) 99227-8509
Ponto fixo de doações: Armazém da Caridade — Av. Lima e Silva, 968, Natal/RN
Pix (CNPJ): 01.930.520/0001-66 — Armazém da Caridade
Recebemos todos os tipos de donativos
Acompanhe e apoie: @acaodacidadania.rn | @armazemdacaridade
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário