31 maio 2023

Comitê no RN promove inclusão e acolhimento de refugiados e migrantes em meio a transição sustentável

Imagem: reprodução

Faltando 1 dia para a realização da SEMA – Semana do Meio Ambiente, que inicia nesta quinta-feira, 01, e segue até o dia 07 de junho, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte encerra a série de reportagens que relaciona as ações estaduais aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um compromisso universal proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. A última publicação da Série Sustentabilidade traz uma reflexão sobre o ODS 1, que trata de acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, e destaca o papel do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (CERAM), vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

Repensar o setor energético tradicional a partir de uma transição que tenha como centro a questão climática, mas que seja parte de um modelo de enfrentamento à miséria e às condições de vida precárias. É com esse entendimento que o Governo do RN tem pensado e desenvolvido ações e políticas com base Agenda 2030, como é chamada a proposta dos 17 ODS.

Atualmente, de acordo com dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra) da Polícia Federal, existem cerca de 16 mil migrantes no Rio Grande do Norte, sendo a maioria de nacionalidade portuguesa, argentina, italiana, espanhola e colombiana. Dentre eles, 285 são refugiados venezuelanos, incluindo indígenas da etnia Warao, que chegaram por meio da Operação Acolhida do Governo Federal ou por deslocamento voluntário. Diante dessa realidade, o Rio Grande do Norte foi pioneiro entre os estados do Nordeste em instituir um Plano Estadual de Atenção aos Refugiados, que define as atribuições do Governo do Estado no acolhimento dessa população.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário