29 maio 2023

Seminário discute pactuação entre Estado e Municípios para garantir melhoria da Educação

Imagem: reprodução

Com o objetivo de estabelecer um pacto de regime de colaboração entre o Estado e os municípios potiguares na área da educação, a governadora Fátima Bezerra participou, nesta segunda-feira (29), da abertura do Seminário Regime de Colaboração: Acesso, Permanência e Equidade na Educação Básica, realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN).

“Na condição de professora, honrosamente ocupando o cargo de governadora, enfatizo a alegria de estar realizando um evento como este”, afirmou Fátima Bezerra dando as boas-vindas aos participantes. A governadora destacou a importância do seminário para a educação do Rio Grande do Norte. “É um evento que nos demanda, que mais nos desafia. É preciso garantir não só o acesso, mas a qualidade e a equidade. É para isso que precisamos lutar. Temos de recuperar muitos anos de exclusão social”, afirmou Fátima.

O secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, professor Getúlio Marques, lembrou que o momento é de mudanças na Educação potiguar e brasileira. “O intercâmbio de esforços para a melhoria do ensino fará a diferença tão aguardada por todos nós”, atestou.

O seminário representa uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar experiências e fortalecer parcerias entre os diversos atores envolvidos na Educação Básica. “Esperamos que o regime de colaboração possa alcançar os objetivos que cada rede de ensino traçou. Isso deve ocorrer de maneira igualitária. Hoje estamos dando uma grande demonstração de como o regime de colaboração é uma política forte”, disse a presidente da Undime/RN, Joária Vieira.

O regime de colaboração faz parte do PNE 2024-2034, na articulação do SNE, que preconiza também a democratização, a cooperação federativa, parcerias público-privadas, avaliação e regulação da Educação.

O presidente da Undime do Ceará, Josué Marques Aurélio, elogiou o trabalho do Governo em prol da educação e a realização do evento. “Este é um momento histórico para o Rio Grande do Norte, é uma grande iniciativa do Governo Estadual, fortalecendo esse campo educacional do Rio Grande do Norte para que a gente possa garantir o direito à aprendizagem que é constitucional”.

“Estamos construindo novas perspectivas para a educação potiguar por meio do regime de colaboração. É importante ver a presença de prefeitos, secretários de Educação, autoridades, instituições de ensino, representantes neste seminário, pois todos precisamos assumir o compromisso de fazer uma educação de qualidade”, enfatizou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário