26 maio 2025

Deputado Luiz Eduardo consegue liminar da Justiça que obriga Governo Fátima a pagar emendas atrasadas desde 2024

O Tribunal deJustiça do Rio Grande do Norte emitiu decisão na manhã desta segunda-Feira, 26 de maio, obrigando o Governo Fátima a pagar emendas parlamentares do deputado estadual Luiz Eduardo que não foram pagas desde 2024.

A decisão é contra a governadora e contra o secretário de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, pré-candidato do PT a governador do RN.

A desembargadora que relatou a decisão, Berenice Capuxú, deu 05 dias para o cumprimento da liminar, sob pena de sanções previstas na lei.

A desembargadora reconheceu o prejuizo para as ações públicas devido ao atraso do Governo, principalmente pelas emendas que se destinam à saúde.

"O periculum in mora está igualmente configurado, uma vez que eventual atraso naexecução das programações orçamentárias poderá comprometer a efetivação das ações públicas às quais se destinam as emendas voltadas à promoção da saúde (emendas nº 165, 283, 295, 297, 678, 684, 935 e937), à assistência social (emendas nº 281 e 288), à cultura (emendas nº 318 e 932), ao esporte (emendasnº 286, 292 e 676) e às Transferências Especiais (emenda nº 275).", diz a liminar.

O deputado Luiz Eduardo lamenta ter que entrar na Justiça para obter um direito  que deveria ser automático da iniciativa do Executivo, mas que vem sendo descumprido pela governadora e pelo secretário de Fazenda.

"As emendas impositivas são direito dos mandados dos deputados, beneficio para a população que eles representam e o Governo comete um mal terrível ao não pagá-las", enfatiza o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário