12 outubro 2019

Palestra e depoimento pessoal abrirão programa do “Outubro Rosa” em Assú

Imagens: Assessoria

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, tendo a cooperação de outros setores da Prefeitura do Assú, inicia segunda-feira, dia 14, a programação oficial da edição 2019 da campanha “Outubro Rosa”. A campanha é uma ação de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Em Assú o evento tem como tema central “Outubro Rosa: Construindo caminhos para detecção precoce do câncer de mama”. A secretária municipal de Saúde, Viviane Lima, convoca toda a população assuense a engajar-se à iniciativa.

Um simpósio marcará o início das atividades da campanha, segunda-feira, a partir de seis da tarde, no Cine Teatro Pedro Amorim. A médica Francielly Tertuliano Cunha proferirá palestra aberta ao público em geral com o tema “Câncer de mama: Aspectos físicos e psicológicos”. Em seguida, a escritora Ana Karina Ferreira da Paz Cunha exporá seu relato acerca da experiência vivenciada com o diagnóstico de câncer de mama. O roteiro sequencia dia 23, com a caminhada intitulada “Outubro Rosa: Nós apoiados essa causa”, saindo às quatro da tarde do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho até a Praça São João, onde serão oferecidos gratuitamente diversos serviços de saúde.

Nos dias 25, 26 e 27, coroando a programação, acontecerá o “Mutirão de Mamografia”, numa atividade executada pela Prefeitura do Assú e o Grupo Reviver, contratado pela administração com este objetivo. O serviço é direcionado a mulheres com idade de 50 a 69 anos. A unidade móvel do Grupo Reviver ficará durante os três dias estacionada no Centro de Reabilitação Infantil – CRI, próximo ao Centro Clínico. O atendimento se observará entre sete da manhã e cinco da tarde. A secretária Viviane Lima frisa que a ação está encaixada à preocupação do prefeito Gustavo Soares de procurar sempre aperfeiçoar a prestação de serviços de saúde pública visando beneficiar principalmente a população de mais baixa renda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário