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Imagem: Reprodução |
Tábata destacou a importância da iniciativa para a juventude: "Essa é uma iniciativa importantíssima para nossa juventude, pois além de proporcionar acesso à tecnologia, também abre oportunidades de profissionalização. O esporte eletrônico é uma poderosa ferramenta para desenvolver habilidades essenciais como trabalho em equipe, liderança, raciocínio lógico e até mesmo novas carreiras no mercado de tecnologia. E, acima de tudo, é uma porta de entrada para a cidadania digital, que prepara as pessoas para um futuro mais conectado e consciente", afirmou Tábata.
Por sua vez, o vereador Daniel Santiago enfatizou a necessidade de expandir a inclusão digital, com foco também em públicos específicos. “Além do uso responsável e educacional da internet, é crucial garantir a inclusão digital para pessoas com deficiência, especialmente para o público autista. A formação cidadã digital deve ser acessível para todos, sem exceção, e precisamos garantir que as tecnologias sirvam como ferramentas de acessibilidade e oportunidade para todos”, destacou.
De acordo com dados do IBGE (PNAD Contínua TIC, 2023), mais de 84% da população brasileira tem acesso à internet, mas o uso qualificado e seguro da tecnologia ainda é um desafio. Nesse contexto, a educação digital vai muito além do simples acesso à rede: envolve temas como segurança cibernética, combate à desinformação e, principalmente, a promoção de respeito e ética no ambiente virtual.
Daniel vai analisar sugestões de projetos de lei e articular reuniões com gestores municipais para discutir políticas públicas que promovam cidadania digital em escolas, comunidades e outros espaços da cidade. “Queremos nossa cidade mais conectada e consciente. A inclusão digital, especialmente para grupos como os autistas, deve ser uma prioridade. Precisamos garantir que a tecnologia seja um instrumento de igualdade para todos”, afirmou.
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