A “Semana Salvando Pernas” visa fortalecer o Programa de Saúde do Pé Diabético, já previsto pela Lei estadual nº 11.340/2023, por meio de ações integradas entre o poder público e a sociedade civil. Durante esse período, o Estado promoverá uma série de atividades como palestras, debates, seminários, além de campanhas educativas e mobilizações sociais com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de lesões nos pés de pacientes com diabete e doenças vasculares periféricas.
A mobilização também busca ampliar o alcance do programa por meio da articulação com entidades públicas e privadas, como a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - SBACV-RN, envolvendo ações educativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população potiguar.
A publicação oficial da lei está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE nº 15.908, de 14 de maio de 2025).
Com essa nova lei, o Rio Grande do Norte dá um importante passo na luta contra as amputações evitáveis e na promoção da saúde preventiva para pessoas com doenças crônicas.
A articulação para que o RN tivesse a Semana Salvando Pernas iniciou-se, quando o Cirurgião Vascular e na época presidente da SBACV-RN, Dr. Gutenberg Gurgel, apresentou o projeto Salvando Pernas, na Assembleia Legislativa. "Essa Lei valoriza a principal ferramenta da medicina: a prevenção. Com sua implementação, o Rio Grande do Norte contará com um apoio mais efetivo do estado e dos municípios na divulgação de informações essenciais para salvar pernas — especialmente em pacientes diabéticos", declara o cirurgião vascular Gutenberg Gurgel.
Um dos eventos já confirmados para a segunda quinzena de agosto, dentro da Campanha Azul Vermelho — que aborda as doenças vasculares — e da recém-criada Semana Salvando Pernas, é o Check-up Vascular. Em sua 11ª edição, o evento acontecerá no dia 16 de agosto, das 8h às 15h, no Ginásio Nélio Dias, oferecendo atendimento gratuito à população. A iniciativa é promovida pela SBACV-RN. “A criação da Lei é uma boa notícia. A Semana Salvando Pernas sem dúvida irá contribuir ainda mais com a conscientização dos cuidados e prevenção ao pé diabético”, enfatiza a presidente da SBACV-RN, Dra. Glenda Rocha.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário