14 julho 2025

Com premiação das Mostras Competitivas e show de Jards Macalé, Festival Goiamum Audiovisual se despede da 11ª edição

Imagem: Reprodução

O 11º Festival Goiamum Audiovisual chegou ao fim no último sábado (12), preenchendo todos os espaços reservados para o momento e firmando ainda mais a qualidade e importância de eventos do segmento no Estado. O último dia foi marcado por debates, sessões especiais, cerimônia de premiação das Mostras Competitivas, exibição do filme Macaléia e o tão aguardado encerramento, com o show de Jards Macalé, que trouxe sua singularidade, verdade e liberdade criativa para ecoar no palco do Goiamum, atraindo um público diverso e ávido por celebrar a junção da sétima arte, com a musicalidade inconfundível do artista.

Uma semana imersiva no melhor do cinema nacional, com projeção em 4K e som de alta qualidade, o festival transformou o auditório da Reitoria da UFRN em uma verdadeira sala de cinema, equipada com uma tela de 7x5 metros. Ao todo, foram centenas de pessoas que passaram por essa 11ª edição, com dezenas de filmes, sessões e mostras ao longo de seis dias de evento.

O Festival Goiamum Audiovisual é realizado através da Lei Paulo Gustavo, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação José Augusto, Fundação Capitania das Artes, Prefeitura do Natal, Ministério da Cultura e Governo Federal. Com produção da Casa de Produção, Bobox Produções e Nuvem Film House, em parceria com UFRN, PROEX, DECOM e Utopia Filmes. Apoiadores: Deputada Federal Natália Bonavides, Deputado Federal Fernando Mineiro, Deputada Estadual Divaneide Basílio, Deputada Estadual Isolda, Vereadora Brisa Bracchi, Canal Brasil, ACCIRN, Visite o Rio Grande do Norte, Casa de Zoé, RN Projetores, Praieira Filmes, Mostra 2025 Prêmio Grande Otelo e Dia Internacional da Animação.

CONFIRA PREMIAÇÃO - MOSTRA COMPETITIVA

CURTA GOIAMUM

Melhor Filme

Medo de Cachorro - Italo Tapajós

Pela universalidade do tema e pela abordagem sensível sobre questões humanas comuns, o melhor filme da Curta Goiamum vai para Medo de Cachorro, de ítalo Tapajos.

Melhor Direção

Arame Farpado - Gustavo de Carvalho

Pelo cuidado primoroso com a construção da cena e da direção de atores, e por combinar os diferentes elementos do cinema de maneira harmônica, o prêmio de melhor direção do Curta Goiamum vai para Gustavo de Carvalho.

Melhor Roteiro

Junho de 2002 - Tainá Lima

Por traduzir de forma inventiva e com forte traço autoral os dilemas presentes nas questões do fazer audiovisual, o melhor roteiro vai para Tainá Lima, filme Junho de 2002

Prêmio Especial do Júri

Americana - Agba Braga

Pela expressividade da personagem e pela capacidade de preencher a mise-en-scene da obra, o Prêmio Especial do Júri Curta Goiamum vai para Victor Henrique Oliver, que interpretou a personagem Piscina no filme Americana.

Prêmio da Crítica

Liberdade Sem Conduta - Dênia Cruz

Pelo modo como o filme preserva a identidade da mulher e acentua a emoção com seus planos detalhes e closes delicados, ampliando a força do tema da violência de gênero, o prêmio da Crítica de Melhor Curta vai para Liberdade Sem Conduta, de Dênia Cruz.

LONGA GOIAMUM

Melhor Montagem

Tijolo por Tijolo - Victória Álvares e Quentin Delaroche

Pela condução da montagem e pelo trabalho precioso de reconstrução da narrativa do outro, o prêmio de melhor montagem vai para Quentin Delaroche, montador do filme Tijolo Por Tijolo.

Trilha Sonora

Salomé - André Antônio

Pelo uso preciso e coerente da trilha, o prêmio de melhor trilha vai para Mateus Alves e Piero Bianchi, do filme Salomé.

Melhor Som

A Melhor Mãe do Mundo - Anna Muylaert

Pela riqueza do trabalho e pelo uso da cidade na composição sonora, o prêmio de melhor som foi para A Melhor Mãe do Mundo.

Melhor Fotografia

Salomé - André Antônio

Pela fotografia imponente e respeitosa com o processo criativo da obra como um todo, o prêmio de melhor fotografia vai para Linga Acácia, do filme Salomé.

Melhor Arte

A Melhor Mãe do Mundo - Anna Muylaert

Pelo trabalho orgânico, o prêmio de melhor arte vai para Maíra Mesquita e Juliana Ribeiro, de “A Melhor Mãe do Mundo”.

Melhor Atuação

A Melhor Mãe do Mundo - Anna Muylaert

Pela entrega da personagem que sensibiliza e emociona, o prêmio de melhor atuação vai para Shirley Cruz, personagem Gal de “A Melhor Mãe do Mundo”.

Melhor Roteiro

A Melhor Mãe do Mundo - Anna Muylaert

Pelo roteiro coerente e assertivo, em colaboração com Grace Passô e Mariana Jasper, o prêmio de melhor roteiro vai para Anna Muylaert, de A Melhor Mãe do Mundo.

Melhor Direção -

Tijolo por Tijolo - Victória Álvares e Quentin Delaroche

Pelo trabalho minucioso de guiança da narrativa, o prêmio de melhor direção vai para Victória Álvares e Quentin Delaroche, de Tijolo Por Tijolo.

Melhor Filme -

A Melhor Mãe do Mundo - Anna Muylaert

Pelo conjunto da obra, o prêmio de melhor filme vai para A Melhor Mãe do Mundo.

Prêmio Especial do Júri

Sem Vergonha - Rafael Saar

Pela relevância do trabalho documental e pela abordagem inventiva, o prêmio especial do Júri vai para Sem Vergonha, de Rafael Saar.

Prêmio da Crítica

Salomé - André Antônio

Por trazer um cinema que, mais do que simplesmente representar, apresenta outros mundos; pela direção precisa, cujo tempo da cena é esculpido de modo a externar as emoções das personagens e sedimentá-las no espectador; pela mise en scene hipnótica que se valoriza ainda mais pela entrega carismática do elenco e, sobretudo, pela performance contranormativa arrojada e surpreendente, o prêmio da crítica da Longa Goiamum vai para Salomé, de André Antônio.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel

Nenhum comentário:

Postar um comentário