Governadora Fátima Bezerra recebe prefeito Dino e anuncia medidas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e meio ambiente
![]() |
Imagem: Reprodução |
Na pauta, uma série de demandas represadas por anos. Os temas abordaram estradas, abastecimento d’água, habitação, segurança, saúde, educação e aquicultura. Participaram do encontro membros do alto escalão do Executivo estadual, entre secretários e dirigentes de órgãos técnicos.
Um dos destaques foi o anúncio de que Porto do Mangue será beneficiado com um projeto de coleta seletiva, que inclui apoio técnico, veículos e estrutura para reciclagem. A ação faz parte da política ambiental coordenada pela SEMARH (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos).
Outra medida de impacto envolve o abastecimento d’água. O presidente da CAERN, Roberto Sérgio Linhares, confirmou que um sistema hídrico avaliado em R$ 28 milhões será licitado ainda neste semestre. O projeto prevê a perfuração de um poço de 220 mil litros por hora e construção de uma adutora de 42 km, ligando São Cristóvão a Porto do Mangue, passando por Areia Branca.
Na área da segurança pública, o secretário Coronel Araújo afirmou que o município já recebeu nova viatura e reforço no policiamento, graças a parceria entre Estado e Prefeitura. “A situação era precária, mas o apoio já começou a chegar”, disse o titular da pasta.
As estradas também foram pauta urgente. A governadora determinou estudos para incluir a RN-404, que liga Porto do Mangue a Carnaubais, na próxima etapa de recapeamento. Já o trecho até Ponta do Mel, que atravessa o Parque das Dunas, será reavaliado com apoio do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), devido a questões ambientais sensíveis.
No campo da habitação, foi discutida a adesão do município ao programa Minha Casa Minha Vida. A regularização fundiária é o principal entrave para a construção de novas moradias. A Prefeitura se comprometeu a indicar áreas viáveis para receber os imóveis.
Em relação à saúde, a subsecretária Leidiane Fernandes explicou que Porto do Mangue será contemplado na nova divisão da rede SUS, com a ativação da VIII URSAP, sediada em Açu. A medida deve facilitar o acesso a exames e cirurgias de média e alta complexidade.
Na educação, está em análise a inclusão da Escola Estadual Josélia de Souza Silva no programa de reformas do governo estadual. A solicitação por novos ônibus escolares será atendida, segundo a governadora, assim que a cidade for inserida na lista do MEC, após recente reunião com o ministro Camilo Santana.
A comitiva municipal foi composta por vereadores, secretários e lideranças locais. “Este é um momento histórico para Porto do Mangue. Estamos voltando a ser ouvidos e incluídos”, afirmou o prefeito Faustino. Ao final da audiência, ficou acertado que a equipe do prefeito acompanhará cada demanda junto aos órgãos responsáveis.
O encontro sinaliza um novo tempo para o município, baseado em diálogo, cooperação e planejamento. “Nosso compromisso é com as pessoas e com a reconstrução dos caminhos do desenvolvimento”, declarou Fátima Bezerra.
📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel
Nenhum comentário:
Postar um comentário