24 novembro 2021

Mossoró: Entrega de kits de merenda escolar segue em unidades que permanecem com ensino remoto

Imagem: Reprodução

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá continuidade ao processo de entrega dos kits de merenda escolar aos alunos que permanecem em ensino remoto. Essa nova etapa de distribuição foi iniciada na semana passada e deve ser concluída nos próximos dias. Para as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) que retomaram as aulas presenciais, a merenda já vem sendo fornecida diariamente, garantindo o direito à alimentação escolar em toda a rede.

“A SME não para. Ao mesmo tempo em que readequamos a proposta para o retorno presencial de uma parte das unidades de ensino, mantivemos o planejado para a outra, o que faz com que, por exemplo, trabalhemos hoje com dois formatos no fornecimento da merenda: na própria escola, para as que estão com aulas presenciais, e com a entrega de kits aos alunos que permanecerão com aulas remotas, garantido a todos os alunos matriculados na rede o direito à alimentação escolar. Isso é trabalho. Isso é gestão. Isso é compromisso com a educação”, declara a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

Na tarde desta terça-feira (23), a distribuição dos kits ocorreu na UEI Maria Zélia Ferreira Guerra, bairro Doze Anos, que possui cerca de 170 alunos matriculados. Mais cedo, a entrega foi realizada na UEI Adalziga Fernandes, no bairro Nova Betânia. A partir do contrato firmado já na atual gestão, os kits foram aperfeiçoados, tanto no que diz respeito à qualidade dos alimentos, como na quantidade e variedade.

“Mudou muito. Agora está muito bom mesmo, tem variedade, e é uma ajuda pra nós, que estamos em casa nessa pandemia. A alimentação escolar ajuda muito e cada dia melhora mais. Tem até peito de frango, polpas, está muito bom mesmo”, afirma a dona de casa Alania Fernandes, mãe de aluno da UEI Maria Zélia.

Os kits entregues para complementação alimentar dos alunos são compostos por itens como arroz, farinha, feijão, flocos de milho, leite em pó integral, macarrão, batata doce, ovos, macaxeira, peito de frango e polpa de fruta. “São alimentos com um valor nutricional riquíssimo, contemplando desde a proteína, cereais até a polpa de fruta”, reforça a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar da SME, Shirlley Martins, acrescentando que também são montados kits especiais com produtos que podem ser ingeridos considerando a restrição alimentar de grupos de alunos específicos.

A entrega é realizada respeitando os protocolos de biossegurança de combate à Covid-19, como destaca a diretora da UEI Maria Zélia. “Estamos seguindo todos os protocolos de segurança, os pais estão entrando um de cada vez. Dividimos a distribuição por turnos, manhã e tarde, e está ocorrendo tudo bem. Os pais estão muito satisfeitos com os kits”, conclui.

A merenda distribuída aos alunos que estão em aula remota é adquirida com recursos da contrapartida do Município e verba oriunda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A Prefeitura de Mossoró já distribuiu, desde o início do ano, mais de 330 toneladas de alimentos para alunos de toda a rede de ensino, entre investimentos com recursos do PNAE Escolar e parcerias com o Governo Federal em ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário