26 março 2020

Assú: Saúde realiza imunização contra a Influenza respeitando precauções ante o COVID-19

Imagem: Assessoria
Observando as medidas de segurança a fim de evitar a propagação do coronavírus (COVID-19), a Prefeitura do Assú vem promovendo, através da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza em toda a sua rede de atendimento à população, abrangendo os perímetros urbano e rural do município. Segundo informação da secretária Viviane Lima, além da atuação convencional nos postos, a pasta definiu algumas estratégias justamente levando em conta a necessidade de não disseminar a infecção do patógeno e, em paralelo, protegendo a comunidade contra a Influenza. 

O “dia D” da campanha será realizado dia 9 de maio. Nesta primeira etapa, a campanha vacinal compreende pessoas acima de 60 anos de idade e trabalhadores da área de saúde. Viviane Lima disse que o planejamento operacional prevê pontos ativos, representado pelas Unidades Básicas de Saúde – UBSs, para os quais as pessoas devem se dirigir diariamente, e o agendamento para a aplicação da vacina em domicílio, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde – ACSs de cada setor urbano e rural. O plano de ação da campanha tem foco na segurança do paciente em razão da pandemia do COVID-19.

Em todos os casos devem ser obedecidos alguns critérios: evitar aglomerações; vacinar em espaço amplo e arejado; distância mínima de dois metros entre os idosos; e, idosos com mais de 79 anos devem receber a dose em casa; etc. Dentre as inovações que procuram restringir o risco de transmissão do COVID-19 está a vacinação no sistema “Drive Thru”, que ocorrerá na Praça São João e no Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, de segunda à sexta, no horário de oito às onze da manhã, atendendo idosos conduzidos em motos e carros em geral. Os pontos fixos atenderão à sociedade mediante prazos por grupo prioritário, conforme o calendário do Ministério as Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário