11 novembro 2021

Mossoró: Famílias assistidas pelos CRASs recebem kits da agricultura familiar

Imagem: reprodução

Aproximadamente 600 kits da agricultura familiar foram entregues na tarde desta quinta-feira (11) a famílias assistidas por seis Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). Estes equipamentos sociais são ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

Os produtos da agricultura familiar foram entregues nos CRASs do Barrocas, Alto de São Manoel, Costa e Silva, Belo Horizonte, Jardim das Palmeiras e Bom Jesus. Cada equipamento entregou pouco mais de 80 kits.

“Vai ajudar muito mesmo. Eu tenho quatro filhos e necessito como outras mães também que são chefes de família. Jesus abençoe essas pessoas que estão distribuindo esses kits. É muito útil. Eu agradeço muito”, destacou a dona de casa Adriana Carla, mãe de quatro filhos e contemplada com um kit que continha melancia, macaxeira, banana, mel e polpa de fruta.

Esta é a terceira entrega dentro da segunda etapa. A primeira distribuição ocorreu no último dia 4 na Escola Municipal Celina Guimarães. A segunda entrega beneficiou alunos de 11 escolas estaduais no município. Nesta etapa estão sendo investidos pouco mais de R$ 88 mil.

“É um importante programa que tem a parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e a Secretaria de Agricultura a partir da qual a gente consegue fomentar a agricultura local e dar uma destinação social para esses produtos. É uma relação que todo mundo ganha. Ganha o pequeno produtor rural e ganha a sociedade em poder usufruir desses produtos. Recebem esses kits as famílias que estão cadastradas nos CRASs e a partir daí a gente consegue fazer a identificação destas pessoas que estão necessitando dessa complementação alimentar”.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como finalidades básicas promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O programa é executado em parceria por estados, municípios e o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania. Na modalidade compra com doação, a EMATER (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) é a responsável pela operacionalização do programa no Rio Grande do Norte.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário