21 março 2022

Governadora anuncia apoio ao setor audiovisual do RN

Documento com demandas do setor do Audiovisual foi entregue durante audiência nesta segunda-feira (21)

Imagem: reprodução

Com objetivo de sincronizar ações sociais e governamentais para o crescimento e reconhecimento do setor do Audiovisual no Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra esteve reunida nesta segunda-feira (21) com representantes do segmento na Governadoria, Centro Administrativo do Estado, em Natal. Entre as reivindicações, está a viabilização de edital de fomento à produção audiovisual no valor de R$ 6 milhões, que já conta com uma emenda impositiva de R$ 500 mil, destinada pelo mandato da deputada federal Natália Bonavides.

“Esse encontro demonstra o grau de organização e dedicação que vocês, como representantes do setor audiovisual têm. Estão lutando de forma sensata pelo desejo legítimo de uma política de Estado de incentivo para fomentar o audiovisual em nosso estado. Essa é uma pauta de muito valor, e quando eu digo valor é do ponto de vista econômico e também do valor cultural imenso que tem para a identidade cultural do povo potiguar”, disse a governadora Fátima Bezerra ao lembrar ações de governo no comprometimento com o setor, como a reabertura de equipamentos culturais importantes para a população.

A deputada federal Natália Bonavides destacou a força que o setor audiovisual tem apresentado no estado. “Estamos em um momento histórico, no qual o audiovisual está mobilizado. É claro que estamos debatendo a importância cultural, mas devemos destacar a importância econômica do setor com a geração de empregos”, enfatizou.

“É necessário destacar como é importante saber que o governo da professora Fátima acredita que cultura é um investimento. É necessário encarar que investir em audiovisual é investir em uma cadeia produtiva que envolve o setor. É a nossa função dar fomento para a cadeia funcionar”, complementou a vereadora de Natal Brisa Bracchi.

Outra reivindicação do setor é a criação da Comissão do Filme Potiguar, ou Potiguar Film Commission, no termo em inglês, que é uma organização a ser criada para atrair e incentivar produções audiovisuais nacionais e internacionais no RN. No legislativo estadual existe um Projeto de Lei da deputada Isolda Dantas para a criação da Film Commission (FC) no estado e também para incentivar a criação delas nos municípios. “Este projeto será votado na Comissão de Constituição e Justiça nesta terça-feira (22) e em breve a previsão é aprovar em plenário e regulamentá-lo. Outros Projetos de Lei para o setor cultural também tramitam na AL através do nosso mandato, como projetos do Fundo Estadual de Cultura e o Fundo do Audiovisual”, esclareceu a deputada, ao citar também emendas destinadas ao setor cultural.

No Brasil, nem todos os estados registram uma estrutura de Film Commission. Já aqueles que a possuem apresentam um cenário do setor do audiovisual mais fortalecido, como é o caso da Bahia, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo. No âmbito estadual, a Fundação José Augusto e a Empresa Potiguar de Promoção Turística estão à frente de conversas com o Ministério do Turismo e o Ministério da Economia para elaboração da FC. “No momento, estamos construindo uma portaria em conjunto, entre a Emprotur e a Fundação José Augusto, para discutir a regulamentação da Lei, entre outras demandas. E estamos também aguardando que o setor possa definir os nomes dos membros que farão parte das discussões”, esclareceu Bethise Cabral, subgerente de promoção internacional da Emprotur.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário