20 março 2020

NOTA OFICIAL CDL Mossoró: Sindivarejo e ACIM orientam funcionamento do comércio em tempos de coronavírus

Imagem: Reprodução
Em virtude do avanço do Novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil, com base nas orientações da Confederação e Federações que regem o setor varejista no País, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo) e Associação Comercial de Mossoró (ACIM), divulgam uma série de diretrizes em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelos varejistas e prestadores de serviços para a prevenção e controle da pandemia.
Esclarecemos que não há orientação de órgãos da saúde para o fechamento do comércio ou trabalho em horário reduzido. É preciso prudência e tranquilidade. O comércio de rua continuará funcionando regularmente.
Diante disso, as entidades orientam os seus associados que, em suas áreas de atendimento ao público, seja disponibilizado álcool em gel aos clientes, e que a limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja frequente e realizada com álcool 70% ou solução de água sanitária, entre outras diretrizes que seguem abaixo:
Atendimento ao Público
– O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas. As visitas fora do ambiente de trabalho devem ser substituídas pelo contato por meios digitais (vendas externas).
– As reuniões devem ser substituídas por contatos telefônicos, videoconferências, e-mails e redes sociais.
Colaboradores
– Os colaboradores que pertencem ao grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal e tenham doença respiratória crônica) devem, preferencialmente, ficar em função de retaguarda, protegendo-os do contato direto com o cliente.
– Devem fazer uso de utensílios estritamente individuas (copos, xícaras, talheres, etc.).
– Todos os colaboradores com suspeita de vírus devem, imediatamente, ficar em isolamento em suas residências.
Eventos e reuniões
– As entidades evitarão reuniões e eventos presenciais. Desta forma, todas as agendas previstas estão, temporariamente, canceladas.
– No lugar dos encontros presenciais, dar preferência às videoconferências e às chamadas telefônicas.
As entidades mobilizam esforços para conter a evolução da doença. Estamos realizando campanhas internas de prevenção ao COVID-19. Além disso, materiais de orientações será disponibilizado nas redes sociais e sites de cada entidade.
A CDL Mossoró, SINDIVAREJO e ACIM seguem as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde. Essas diretrizes podem ser atualizadas a qualquer momento, em conformidade com a situação vigente. Mais do que um desafio, a luta contra o Novo Coronavírus pode ser a oportunidade de unir o Brasil em torno de uma causa comum!

Nenhum comentário: