20 maio 2021

MDR: Reconhecida situação de emergência em cidade do RN e outros dez municípios do país

Imagens: Reprodução

A Defesa Civil Nacional, vinculada administrativamente ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 11 cidades brasileiras.

Em oito delas, a causa foi a estiagem. Estão nessa situação as cidades de Brumado, Candiba, Lagoa Real e Planaltino, na BA; Arvoredo, Concórdia e Cordilheira, em SC; e, Pedra Preta, na região Central do estado do RN.

As outras cidades com situação de emergência reconhecida foram Trizidela do Vale, no MA, por conta de inundações; Baião, no PA, que passou por chuvas intensas; e, Dom Cavati, em MG, onde foram registrados vendavais.

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR explica que os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação.

Os pedidos devem ser encaminhados via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2id), que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, transmite reportagem de Alessandro Mendes, do portal Agência Brasil 61.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário