18 maio 2021

Sesap fortalece a Rede de Atenção Psicossocial da 6ª Região de Saúde

Imagens: Reprodução

Visando à habilitação do Centro de Atendimento Pisicossocial (CAPS) de Frutuoso Gomes, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Núcleo de Saúde Mental, realizou uma visita técnica ao local, nesta terça-feira (18), para verificar as condições de abertura desse serviço, que atenderá também os municípios de Lucrécia e Almino Afonso, ampliando a Rede de Atenção Psicossocial da 6ª Região de Saúde do RN.

A visita também teve o objetivo de discutir com a equipe que irá trabalhar no Centro conceitos importantes no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). “Conversamos sobre a função do CAPS dentro do território e sua atuação no atendimento às pessoas em sofrimento psíquico e com transtornos mentais graves, de forma atrelada a um cuidado em rede, um cuidado compartilhado e ampliado, como é preconizado na Rede de Atenção Psicossocial”, explicou Kênia Gondim, da equipe técnica do Núcleo de Saúde Mental da Sesap.

Nesse sentido, Kênia destacou a importância da articulação da RAPS à Atenção Primária à Saúde e aos serviços de Urgência e Emergência existentes na região, em sintonia com a diretriz da RAPS, que enaltece o cuidado integral, multiprofissional e interdisciplinar.

Além disso, a equipe do Núcleo de Saúde Mental da Sesap reuniu-se com o prefeito e secretário de saúde do município de Umarizal, secretários de saúde de Olho D’água dos Borges, Riacho da Cruz e Viçosa, bem como com a equipe do CAPS de Umarizal, para realizar a habilitação do Centro, que também será regional e atenderá esses municípios.

Com a abertura do novo serviço, a 6ª Região de Saúde passará a contar com cinco Centros de Atendimento Pisicossocial, além dos leitos de Saúde Mental do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.

“É um avanço muito importante para a ampliação e qualificação da Rede de Atenção Psicossocial da 6ª Região de Saúde do estado, contribuindo de forma significativa para a melhoria da assistência”, ressaltou Kênia Gondim.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário