12 outubro 2021

Mossoroenses aproveitam feriado para vacinarem animais contra a raiva

Imagem: reprodução

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 12, feriado da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, mais uma ação na campanha de vacinação antirrábica. Foram abertos 11 pontos de imunização para cães e gatos nas quatro regiões do município.

A medida facilitou as pessoas levarem seus animais de estimação. Um dos pontos com maior movimento foi em frente a Unidade Básica de Saúde Doutor Ildone Cavalcante. Foi o caso do morador do Santo Antônio, Francisco Ribeiro. Ele aproveitou o feriado e levou seu animal de estimação para se vacinar contra a raiva.

“Eu acho muito importante essa campanha de vacinação para os animais porque eles precisam estar protegidos também. A imunização serve para a saúde deles e também para a gente que somos cuidadores deles”.

Quem também aproveitou o feriado nacional e levou a gata de estimação para se vacinar foi o morador do Barrocas, Raimundo Cosme Filho.

“É um animal que a gente quer muito bem. Temos que vacinar nossos animais de estimação. É bom para a saúde dela (referindo-se a gata). Eu tenho ela como minha filha. É muito especial para mim”.

A senhora Lilia Gomes, que mora no bairro Paredões, foi ao ponto instalado na UBS do Barrocas e vacinou logo as três gatas de estimação que ela tem em casa. Ela também falou que aproveitou o feriado para imunizar os animais.

“Eu aproveitei o feriado e trouxe as três gatinhas que eu cuido. É muito importante o animal ser vacinado, principalmente para nós idosos que temos animais de estimação em casa. É uma boa oportunidade para gente ter a vacinação num feriado para imunizar nossos animais”.

O diretor administrativo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), João Paulo da Silva, destacou a iniciativa da Prefeitura de Mossoró em realizar mais uma ação da vacinação antirrábica no município.

“Mais uma vez a gente estar fazendo essa ação no feriado justamente para abranger as pessoas que estão aproveitando o feriado e trouxeram seus animais de estimação para tomarem a vacina contra a raiva. Hoje, dia 12 de outubro, instalamos 11 pontos diferentes.

Além do ponto instalado em frente a UBS Ildone Cavalcante, houve vacinação contra a raiva na Rua Celina Viana (em frente ao Colégio Paulo Cavalcante), no bairro Sumaré, na Travessa da Juvenal Lamartine com a rua Crokatt de Sá, no bairro Bom Jardim, na Escola Municipal Alexandre Linhares, no Dix-Sept Rosado, na UBS José Fernandes de Melo e no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), ambos no Lagoa do Mato, na UBS Dr. Chico Porto, no Aeroporto I, na UBS Dr. Sueldo Câmara, no Aeroporto II, na Rua Firmino Regis (em frente à Igreja Assembleia de Deus), no Alto da Pelonha, na Praça Maria Júlia, no Abolição II, e na sede do Conselho Comunitário do Abolição III.

A previsão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) era imunizar pouco mais de 3 mil animais até o meio-dia. Ao todo, já foram vacinados pouco mais de 8 mil cães e gatos desde o início da campanha de vacinação em 13 de setembro passado.

“Na semana passada conseguimos vacinar uma faixa de pouco mais de cinco mil animais, incluindo a ação que aconteceu na sexta-feira passada. Temos pouco mais de 8 mil animais imunizados já. Começamos a campanha pela zona rural e agora estamos com trabalho intenso na zona urbana. Hoje aqui estimamos vacinar mais de 3 mil animais até o fim da ação. Avisamos aos mossoroenses que teremos outras ações dessa durante todo esse mês de outubro. A gente pede que as pessoas fiquem antenadas nas redes sociais que estaremos divulgando todos os pontos de vacinação que vamos fazer”, disse João Paulo que alerta aquelas pessoas que têm mais de cinco animais de estimação em casa que é necessário fazer agendamento para a equipe do CCZ imunizar os animais em domicílio.

“A gente faz esse agendamento, principalmente tentando atingir os condomínios que tem uma quantidade razoável de animais. Os munícipes que tem a quantidade de cinco animais a gente estar fazendo o agendamento pelo número 3315 4133. Pedimos os dados de endereço e do telefone e marcamos uma data para a gente fazer uma ronda naquele bairro, naquele condomínio para que possamos contemplar o maior número de residências possíveis”.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário