01 outubro 2021

Pesquisa: Primeiras pegadas de dinossauros no RN foram identificadas na área rural do Assú

Imagens: Reprodução

Pesquisadores da Universidade Federal do RN (UFRN) e de outras instituições identificaram, pela primeira vez, vestígios de dinossauros na área que hoje corresponde ao espaço geográfico do estado do RN.

Os achados se referem a pegadas de duas espécies diferentes: um saurópode, com cerca de nove a doze metros de altura; e, um ornitópode, com cerca de oito metros de comprimento.

Os gigantes habitaram o estado há cerca de 120 milhões de anos, no período cretáceo, e seus rastros foram encontrados na localidade rural de Fazenda Pingos, um icnosítio localizado na Formação Açu da Bacia Potiguar, próxima à cidade de Assú.

De acordo com a notícia, as duas espécies identificadas pelos pesquisadores eram herbívoras, ou seja, se alimentavam apenas de folhas.

Conforme informação publicada por intermédio da página virtual da UFRN, o processo de descoberta e identificação das pegadas dos dinossauros foi publicado em artigo (em inglês) veiculado na edição especial em homenagem a Diógenes de Almeida Campos do periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências, em 27 de setembro (veja AQUI).

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário