08 outubro 2021

Rio Grande do Norte é palco do primeiro Rally de kitesurf do mundo

Evento ocorre de 09 a 14 de outubro, com largada em Touros/São Miguel e chegada na praia do Preá/Cruz, no Ceará

Imagem: reprodução

O Rio Grande do Norte sedia o primeiro rally de kitesurf do mundo, o Sertões Kitesurf. A iniciativa tem apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) que captaram o protagonismo para o estado. A competição conta com a participação de 80 atletas que irão percorrer 500km pelo mar, do litoral da região da Costa Branca potiguar até o Ceará. O evento tem início nesta sábado (09), com largada em Touros/São Miguel do Gostoso, e segue até o próximo dia 14, com chegada na praia do Preá/Cruz, no Ceará.

A governadora Fátima Bezerra visitou as instalações do evento nesta sexta-feira (08), acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto, pela secretária de Turismo, Ana Maria Costa, e pelo diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis. A chefe do Executivo estadual conheceu a Vila Sertões e prestigiou o primeiro “Briefing”, momento em que os competidores recebem as orientações sobre a prova.

“O RN possui localização geográfica privilegiada. Não é à toa que somos o maior produtor de energia eólica do país. Por isso, fizemos um grande esforço, em meio às dificuldades financeiras que enfrentamos, para apoiar a largada do primeiro Rally de Kitesurf. Esse fato inédito vai mostrar as potencialidades do nosso estado para o Brasil e ao mundo, fomentando a retomada do turismo, incentivando o esporte e aquecendo a economia. Os melhores ventos estão aqui”, destacou a governadora.

O RN que já é conhecido como um dos litorais mais belos do país, a partir de agora se posiciona como o principal destino para a prática de esportes de velas. Os bons ventos da região da Costa Branca Potiguar são também generosos para empurrar as velas em formato de pipa (kite, em inglês, o que explica o nome da modalidade) que movem os atletas e suas pranchas.

Para a secretária de Turismo, Ana Maria Costa, a ação fortalece a interiorização do Turismo. “Estamos concluindo mais uma etapa de um trabalho iniciado ainda em 2019. Estamos colocando o Rio Grande do Norte nos holofotes do cenário esportivo mundial, nos posicionando como o principal destino para a prática de esportes movidos pela força do vento, como é o Kitesurf. Além de promover as inúmeras belezas de uma bela região ainda pouco conhecida que é a Costa Branca potiguar”, enfatizou.

A prova, com características de um Rally de Endurance, passará por famosos destinos como São Miguel do Gostoso, Touros, Pedra Grande; São Bento do Norte; Guamaré; Porto do Mangue; Areia Branca, Grossos e Tibau. A largada acontecerá na manhã deste sábado (09), às 10h, e promete ser um belo espetáculo.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário