04 outubro 2021

TRE-RN realiza semana de lives para celebrar 25 anos da Urna Eletrônica

Projeto Prata da Casa vai debater diversos temas atuais relacionados ao processo eleitoral brasileiro

Imagens: Reprodução

Para celebrar os 25 anos da Urna Eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, através da Escola Judiciária Eleitoral, realizará, entre os dias 13 e 15 de outubro, uma série de debates para disseminar o funcionamento do processo eletrônico de votação ao eleitorado potiguar. O Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruno Andrade, fará a abertura do evento com palestra sobre a Segurança no Processo Eletrônico de Votação. Toda a programação será transmitida em tempo real no canal do YouTube do TRE-RN

“O tema urna eletrônica tem sido um dos mais comentados do momento e nosso papel é mostrar à sociedade que a urna eletrônica é um sistema seguro de votação e acompanha os avanços tecnológicos. E para isso, nada melhor que debater sobre a segurança dos sistemas eletrônicos de votação da Justiça Eleitoral”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.

Além da segurança do processo eletrônico de votação, o projeto Prata da Casa, que faz alusão às bodas de prata de um instrumento projetado e desenvolvido como produto nacional, abordará outros temas atuais e relevantes. “A Semana Prata da Casa celebra os 25 anos da Urna Eletrônica e sua importância como instrumento que propicia a segurança do voto no exercício da cidadania, ao lado de temas caros à Justiça Eleitoral, como a participação feminina no processo democrático, desinformação e Fake News. Toda a sociedade está convidada a participar do debate de valores que contribuem para nosso fortalecimento enquanto nação”, explicou a diretora da Escola Judiciária do TRE-RN, juíza Ticiana Nobre.

Além disso, o Centro de Memória do TRE-RN está preparando uma exposição de urnas, desde a de madeira, passando pela de lona, até o modelo eletrônico utilizado atualmente.

Eleitor do Futuro: Como parte da programação do evento, será realizada nesta sexta-feira (08) uma eleição dos prefeitos e vereadores da Escola Unifan, localizada no Pitimbu.

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.

Essa é uma ação totalmente gratuita oferecida pela Justiça Eleitoral. Para levar o projeto Futuro Eleitor para sua escola, basta entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral do RN através do e-mail gabeje@tre-rn.jus.br.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES DA SEMANA PRATA DA CASA - 25 ANOS DA URNA ELETRÔNICA

13/10/2021 às 17h - Segurança no Processo Eleitoral 

Palestrantes:

Bruno Andrade – Secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE

Edilson França – Ex-Procurador Regional Eleitoral

Mediação: Anna Ruth Dantas – Jornalista

14/10/2021 às 17h - Participação Feminina no Processo Democrático

 Palestrantes:

Adriana Magalhães – Juíza do TRE-RN

Nina Souza – Vereadora do município de Natal

Mediação: Geraldo Mota – Juiz do TRE-RN

15/10/2021 às 10h- Desinformação e Fake News

Palestrantes:

Fernanda Zauli – Jornalista e Coordenadora do G1RN

Liz Nóbrega – Jornalista e mestre em Estudos da Mídia pela UFRN

Medição: Fernando Jales – Juiz do TRE-RN

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário