11 novembro 2021

Governo define acordo com a Vestas Wind Systems para suporte ao desenvolvimento do porto-indústria

 Cooperação inclui estudos e informações técnicas para o setor eólico onshore e offshore

Imagem: reprodução

No segundo dia de agenda de trabalho na Dinamarca, esta quinta-feira, 11, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra se reuniu com a diretoria da empresa Vestas Wind Systems - Morten Dyrholm (Vice-presidente Global) e Jonathan Colombo (Gerente de Relações Institucionais para América Latina), diretores, técnicos em portos, eólica offshore e hidrogênio verde, em Ørestads Boulevard 108, 2300 København S. 

A governadora esteve acompanhada dos secretários de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Jaime Calado e Comunicação Social, Guia Dantas, do coordenador de desenvolvimento energético da SEDEC, Hugo Fonseca, diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, presidente da Caern, Sérgio Linhares e do senador Jean Paul Prates.

Na reunião ficou definido que o Governo do RN e a Vestas vão trabalhar em cooperação para o desenvolvimento do porto-indústria para o setor eólico offshore, produção de hidrogênio verde, armazenamento de energia e Power to X (amônia verde, e-metanol).“Esta cooperação se dará na forma de estudos  estrategicos e informações técnicas para atender as necessidades da indústria ligada ao setor eólico e demais fontes renováveis, explica Hugo Fonseca.

"O nosso Governo, através da SEDEC, já vinha trabalhando junto a empresa a possibilidade de assinatura de acordo de cooperação com o objetivo de desenvolver ações para intercâmbio técnico, institucional, econômico e ambiental. Agora com a concordância da Vestas, vamos finalizar as diretrizes e efetivamente assinar o acordo em breve", afirmou Fátima Bezerra.

Outro ponto acordado foi a definição de incentivos tributários e fiscais para a empresa ampliar sua atuação no RN nos setores onshore e offshore. "O Governo vai discutir a melhor forma para estimular a expansão, inclusive de centros de serviços da Vestas no RN que já funcionam em Parnamirim e Mossoró, com fornecimento de máquinas, peças e componentes, formação de mão de obra qualificada. A expansão vai permitir a atração de novas empresas fornecedoras, gerando negócios, emprego e renda no estado", destacou a governadora.  

MEIO AMBIENTE: O Governo do RN também externou sua preocupação com a questão ambiental e as consequências climáticas resultantes dos processos econômicos que agridem o meio ambiente. E solicitou apoio para projetos de proteção, preservação e restauração do bioma caatinga e da mata atlântica.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar informou que "estamos finalizando nossa política estadual de mudanças climáticas para estabelecer metas de redução de carbono, recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável. Hoje temos a área de energias como uma das principais da atividade econômica, mas há outras que também exigem compensações ambientais. Temos vários projetos e vamos criar uma grande área protegida na caatinga que é dos mais esquecidos biomas no país. E isso é muito importante por que, entre os indicadores do ranking de competitividade dos estados no Brasil, há critérios de mensuração social, econômica e ambiental. E no ambiental não basta somente proteger, também temos que restaurar e o RN precisa avançar nesta área".

Fátima Bezerra acrescentou que "desde o início do nosso Governo iniciamos articulação com os demais estados para tratar do compartilhamento de informações, nivelamento de projetos e assuntos comuns, como a agenda ambiental para os estados do Nordeste com a definição de ações para recuperação e preservação do bioma caatinga". Ela reforçou que recentemente os governadores criaram o consórcio Brasil Verde que pretende atrair investimentos para intervenções em favor do meio ambiente envolvendo a participação dos estados e iniciativa privada.

📌Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário